Como divulgar minha empresa no facebook

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Como divulgar minha empresa no facebook

Quando as empresas pensam sobre o uso profissional das mídias sociais, elas se referem principalmente ao Facebook. E há um bom motivo para isso: mesmo que a rede tenha perdido sua importância entre os adolescentes recentemente, sua relevância para as empresas continua alta.

No momento, o Snapchat ou as subsidiárias do Facebook, Instagram e Whatsapp, simplesmente ainda não oferecem oportunidades de publicidade igualmente atraentes para empresas como o Facebook. O alto alcance, o contato direto com o público-alvo e as diversas opções de publicidade tornam a rede social indispensável para as empresas.

Neste artigo vamos entender o motivo e como as empresas devem usar o Facebook profissionalmente. A primeira pergunta que sempre nos é feita são quais as possibilidades a rede oferece e como você, como empresário, pode planejar uma estratégia de sucesso no Facebook.

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5 principais razões pelas quais as empresas devem usar o Facebook

Existem muitas razões pelas quais você deve usar o Facebook para o seu negócio – mas cinco aspectos se destacam:

Alcance o público-alvo

Como empresa, você deseja estar onde seus clientes potenciais e existentes estão. E com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil, o Facebook é a plataforma online mais importante.

Portanto, você deve criar uma página corporativa que represente sua empresa no Facebook. Use esta página para se posicionar. Você aumenta o conhecimento de sua marca e cria a base para colocar anúncios específicos para grupos-alvo.

Divulgue publicidade para o público certo

O Facebook ganha dinheiro com publicidade de empresas. E as empresas anunciam no Facebook porque em nenhum outro lugar tantas pessoas podem ser alcançadas.

Graças ao banco de dados do Facebook, os anunciantes podem restringir o grupo-alvo com precisão e apenas exibir anúncios para prováveis ​​usuários interessados. Além disso, a publicidade no Facebook vale a pena mesmo com um orçamento baixo, para que as empresas menores também possam se beneficiar dela.

Manter contato com os clientes

O Facebook oferece muitas maneiras fáceis de se comunicar diretamente com seus clientes. Comentários e reações às postagens – mesmo as críticas! – dar feedback direto e, portanto, informações valiosas sobre a aceitação de produtos ou marcas.

Ao compartilhar artigos interessantes no Facebook como empresário, você em troca oferece aos seus clientes valor agregado e fortalece a presença da sua empresa.

Divulgar conteúdo

Se você publica artigos regularmente em seu site, eles devem ser lidos. Existem várias ferramentas que você pode usar para compartilhar automaticamente novos conteúdos através da sua página do Facebook .

Mesmo que o alcance orgânico (ou seja, não pago) agora seja limitado por vários fatores, você ainda consegue alcançar seus Seguidores dessa forma.

Além de seu próprio conteúdo, você pode (e deve) compartilhar postagens interessantes de outros sites que são relevantes para seus Seguidores.

Ganhando Seguidores e novos clientes

Os Seguidores da sua página no Facebook são pessoas altamente interessadas na sua empresa e nos seus produtos. Portanto, sua página do Facebook pode se tornar uma fonte de sucesso para a aquisição de novos clientes – se estiver devidamente integrada ao seu mix de marketing .

Certamente as empresas que operam principalmente no setor de clientes empresariais não formarão necessariamente uma comunidade de Seguidores de vários milhões de seguidores. Felizmente, no entanto, alguns Seguidores ativos podem ser mais valiosos para um site do que milhares de “leitores silenciosos”.

Outros motivos para usar o Facebook para empresas:

Você pode usar o Facebook para melhorar o ranking do mecanismo de busca do seu site, pois se presume que o Google e outros mecanismos de busca tirem conclusões sobre a relevância do seu conteúdo com base nas reações nas redes sociais.

As muitas avaliações estatísticas que o Facebook oferece a você também fornecem informações importantes sobre o seu grupo-alvo. Você também pode usá-los off-line para o seu marketing.

E, finalmente, a competição também nunca dorme: Use o Facebook para observar, analisar e talvez até aprender com as atividades dos seus concorrentes!

Mas como criar uma página de empresa corretamente no Facebook?

Se você não tem sua própria página no Facebook para sua empresa, pode criar uma em apenas alguns minutos. Se a página da sua empresa foi criada, o próximo passo é preenchê-la com as informações mais importantes sobre a própria empresa.

Os visitantes de sua própria página no Facebook não devem apenas se sentir confortáveis, mas também obter as informações mais importantes sobre sua empresa em um piscar de olhos. Essa é a única maneira de convencer os usuários a deixar um “curtir” em seu próprio site!

Etapa 1 – criar a página da empresa

O primeiro passo é criar “oficialmente” sua própria página. O Facebook mudou um pouco a navegação e uma página da empresa agora pode ser convenientemente criada através da barra de navegação principal através de “Criar”.

Etapa 2 – Criar “Empresa ou Marca”

Na janela seguinte, podemos escolher se queremos criar uma “empresa ou uma marca” ou se queremos criar um “grupo ou figura pública”. No caso específico do lado da empresa, o lado esquerdo é a escolha certa.

Na próxima etapa, será aberta automaticamente a janela na qual podemos inserir o nome e endereço de nossa empresa. Não importa o que você insira aqui – as informações podem ser alteradas ou adaptadas posteriormente!

Etapa 3 – adicionar logotipo da empresa e foto da capa

Por último, mas não menos importante, você pode adicionar o logotipo de sua empresa – como uma foto de perfil – e uma foto de capa ao perfil de sua empresa. Use a imagem da capa para deixar o visitante do seu perfil no Facebook com o humor certo para o que esperar em conexão com a presença da sua empresa no Facebook.

A imagem da capa também pode ser alterada e adaptada continuamente. Definitivamente, você deve aproveitar esta oportunidade para chamar a atenção para os próximos eventos, competições e outros acontecimentos interessantes relacionados com a sua empresa.

  • As dimensões do logotipo da empresa são 170 × 170 pixels .
  • A imagem da capa deve medir 820 × 312 pixels .

Se você deseja criar o logotipo da sua empresa e a imagem da capa de forma rápida e fácil, você pode usar ferramentas gratuitas como o Canva. Aqui você não só pode criar as dimensões exatas de que precisa para o seu caso específico, mas também existem muitos designs prontos que você pode usar no todo ou em parte, conforme desejar.

Planejando a estratégia do Facebook de maneira sensata

Para que o Facebook traga o maior benefício para as empresas, todas as atividades nele devem ser planejadas e implementadas como parte de uma estratégia de mídia social.

Agora você pode se comunicar diretamente com seus Seguidores, divulgar seu conteúdo, divulgar eventos e criar anúncios na página de sua empresa. O Messenger do Facebook é uma ferramenta de comunicação com a qual você pode se comunicar diretamente com pessoas individualmente, sem que as mensagens sejam visíveis para os outros.

Comentários e reações às postagens, por outro lado, são publicamente visíveis – de acordo com as configurações de privacidade de cada usuário.

Além de perfis privados e páginas de empresas, o Facebook também oferece grupos como plataformas de comunicação. Dependendo da configuração, o conteúdo do grupo pode ser público ou apenas visível para os membros, razão pela qual esta função também é adequada para fins profissionais. As aplicações possíveis são, por exemplo, fóruns de suporte para clientes, quadros de avisos para departamentos ou para troca de experiências sobre determinados temas.

Metas para sua estratégia no Facebook

Embora seja tentador apenas começar a postar, você deve primeiro investir tempo na definição de seus objetivos estratégicos. Uma análise de seus concorrentes também é útil neste ponto: como suas páginas estão estruturadas, o que é postado, quais são as reações dos usuários?

Em seguida, pense nos objetivos que deseja alcançar com sua presença no Facebook. Os objetivos possíveis podem ser, por exemplo:

  • Aumento da consciência
  • Posicionamento
  • Melhorar a imagem
  • Ganhar clientes
  • Reter clientes
  • Comunicação e gestão de reclamações
  • Tráfego para o site

É importante que você estabeleça métricas contra as quais possa medir esses objetivos. Muitas empresas ainda cometem o erro de focar apenas no número de “curtidas” de sua página. Muito mais importante é, por exemplo, a taxa de interação, ou seja, quantos de seus Seguidores interagem com o conteúdo postado.

E se o objetivo é “tráfego para o site”, curtidas puras de uma foto não são relevantes – é mais importante medir quantas pessoas realmente clicaram no site por meio de um post.

Elementos de estratégias de sucesso do Facebook para empresas

Existem três elementos principais para uma comunicação bem-sucedida no Facebook:

1 – Conteúdo editorial e campanhas criativas, bem como curadoria de conteúdo

Mesmo que a distribuição do seu próprio conteúdo seja o mais importante para você, você deve compartilhar regularmente as contribuições de terceiros que sejam relevantes para o seu grupo-alvo. Desta forma, você entra em um diálogo e faz pleno uso das possibilidades do meio.

O princípio “dar e receber” também se aplica. Se outro site compartilhar suas postagens em troca, você alcançará um público completamente novo.

2 – Gestão de comunidade profissional

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Neste ponto, resumidamente, o ponto mais importante é que administrar uma página no Facebook nem sempre significa entrar em contato com Seguidores e outros usuários.

Você também pode contornar os comentários críticos no processo. Aqui é importante preparar uma estratégia de comunicação desde o início para poder reagir com prudência em caso de “crise”. Os profissionais de RP sabem: a pior comunicação é nenhuma comunicação. Portanto, você deve reagir a postagens negativas em qualquer caso e em nenhuma circunstância excluí-las.

3 – Anúncios

Mais cedo ou mais tarde, você deve pensar em veicular anúncios no Facebook. Como já mencionado, o alcance extremamente grande em combinação com restrições precisas do grupo-alvo oferece a possibilidade de criar anúncios de forma muito eficaz. Você pode começar sua campanha com apenas dez reais por dia.

Facebook para empresas – dicas úteis para uma presença de sucesso no Facebook!

Depois de criar a página da sua empresa, o próximo passo é “dar vida a ela” e preenchê-la continuamente com conteúdo.

Aviso: as presenças das empresas nas redes sociais sempre falham pelos mesmos motivos, entre os principais podemos citar:

  • A empresa depois de um certo tempo simplesmente não posta novas informações;
  • Depois de um certo período de tempo, o número esperado de “curtidas na página” não chega nem perto do alto que se esperava originalmente;
  • O ROI é questionado devido à difícil mensurabilidade das vendas diretas pelo próprio Facebook;

Você pode evitar essas armadilhas abordando, planejando e implementando sistematicamente a presença de sua empresa no Facebook desde o início. As dicas a seguir devem ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de sucesso no Facebook para sua empresa.

Formule objetivos claros para o marketing do Facebook

As empresas que são novas no mundo do marketing do Facebook devem reservar um tempo para formular metas apropriadas para o canal de marketing com antecedência. Isso não apenas aumenta a probabilidade de sua própria presença durar a longo prazo, mas também garante que uma imagem uniforme seja criada nas mídias sociais.

As formulações de metas podem estar relacionadas a um determinado número de “curtidas”, postagens por semana ou mesmo o alcance que as postagens pretendem atingir. É importante que os objetivos sejam realistas e adequados à sua empresa!

Publique conteúdo regularmente

A principal prioridade de uma empresa em termos de “objetivos” deve ser sempre postar conteúdo regularmente no Facebook. Qualquer pessoa que simplesmente queira usar o Facebook para “descarregar” conteúdo em seu próprio feed em intervalos irregulares terá dificuldade em alcançar o sucesso real de sua empresa com a ajuda do Facebook. O conteúdo no Facebook deve ser publicado regularmente e adaptado à sua própria comunidade e sempre fornecer algum tipo de valor agregado!

Crie um plano editorial do Facebook

Acima de tudo, um plano editorial pode ajudar a garantir que suas próprias postagens sejam regulares. Em um bom plano editorial:

  • Há ideias reunidas que podem ser publicadas no futuro
  • Há funções atribuídas relacionadas à coleta, criação e publicação do respectivo conteúdo
  • São definidos os períodos do ano em que uma presença ativa no Facebook é de particular importância para sua empresa

Todas as atividades de mídia social realizadas em sua própria empresa – por exemplo, todas as “sessões de brainstorm” – devem ser inseridas no plano editorial de mídia social.

Compartilhe conteúdo autêntico

As empresas devem usar o Facebook para contar a história de sua própria empresa por meio de postagens autênticas. Isso dá aos visitantes do perfil a chance de conhecer a empresa por trás do produto ou serviço.

Por outro lado, isso cria simpatia dentro do grupo-alvo e dá à sua própria marca uma “voz” ou “caráter” inconfundível que outras empresas dificilmente conseguem imitar.

Responda a comentários, observações e críticas da comunidade

A mídia social prospera na comunicação que surge inevitavelmente entre os usuários. Para as empresas, trata-se de manter uma comunicação constante com seu próprio público-alvo. As empresas que ainda pensam em termos da clássica “ comunicação unilateral ”, onde a empresa é o “remetente” e o resto o “destinatário”, terão dificuldade em desenvolver um relacionamento com os seus próprios utilizadores nas redes sociais.

Eles gostariam de receber uma resposta rápida, mas sobretudo pessoal, da respectiva empresa às dúvidas, sugestões ou mesmo críticas. Se você ignorar completamente esse ponto como empresa, logicamente aumenta o risco de uma ” crise “, que pode prejudicar a reputação da sua empresa!

As atividades do Facebook não terminam para as empresas, mesmo nos fins de semana

Importante, importante, importante! Todas as empresas que realmente desejam levar o projeto “Facebook Marketing” a sério devem levar esta dica a sério! Muitas pessoas do seu próprio grupo-alvo usam as redes sociais principalmente nos fins de semana.

As empresas devem estar preparadas para isso e responder às consultas no fim de semana o mais rápido possível. Embora isso não se encaixe na semana de trabalho convencional, que começa na segunda e termina na sexta, faz sentido no contexto das redes sociais. Afinal, seu próprio grupo-alvo também trabalha de segunda a sexta-feira e é suposto ter menos tempo para usar as redes sociais nesses horários. No fim de semana, por exemplo no sábado de manhã logo para sair da cama, ainda mais!

Se você não quiser manter os canais no fim de semana, definitivamente deve contratar um gerente de mídia social externo ou agência para assumir essa importante tarefa.

Use de forma inteligente os comentários de sua própria comunidade

Por trás de cada comentário de um usuário, há sempre a oportunidade para as empresas melhorarem sua própria oferta! Com isso em mente, você deve coletar os comentários, observações e, sobretudo, as críticas que você fez através do Facebook e avaliá-los em intervalos regulares.

Quando devidamente avaliado, esse feedback pode ser usado para melhorar a oferta existente. Por outro lado, as inovações de produto podem surgir de críticas que se repetem continuamente, o que torna sua própria oferta significativamente melhor.

Defina você mesmo a “melhor hora para postar”

Em que horários você deve publicar suas próprias postagens? Uma pergunta que muitas empresas se fazem todos os dias! Embora existam muitas contribuições e estudos extensos sobre este assunto, a resposta está em seu próprio canal no Facebook.

Na seção “Insights” de sua própria página e no sub-item “Postagens”, você pode ver exatamente em quais dias seus próprios usuários em que horas mais frequentemente interage com seu próprio conteúdo. Seu próprio plano editorial pode ser alinhado e continuamente adaptado de acordo com essas informações.

Uso inteligente do conteúdo do grupo-alvo para seu próprio feed

Não apenas as respectivas empresas, mas também os usuários da plataforma são extremamente ativos no Facebook. Com o chamado “conteúdo gerado pelo usuário”, as empresas têm a opção de usar o conteúdo dos usuários para seus próprios fins de marketing.

Por exemplo, quando os “Seguidores” de seu feed do Facebook compartilham conteúdo de sua própria história em que usam os produtos e serviços de sua própria empresa. Uma grande oportunidade para as empresas preencherem seu próprio feed com conteúdo valioso e aumentarem efetivamente a fidelidade do cliente à sua própria marca!

Use anúncios para expandir seu alcance

Colocar anúncios (pagos) é uma boa maneira de expandir o alcance de sua própria empresa e abrir novos grupos-alvo. O bom disso: com a ajuda dos Anúncios do Facebook, você não só pode encontrar efetivamente os grupos-alvo desejados dentro da plataforma.

Com a ajuda da ferramenta “Facebook Insights” você também obtém informações importantes sobre as preferências do seu grupo-alvo, o que por sua vez pode ter um efeito positivo na sua própria produção de conteúdo!

 

Amplie o alcance orgânico por meio da função “Inscreva-se para obter contribuição”

Que o alcance orgânico das empresas no Facebook foi recentemente restringido pelo próprio Facebook não deve mais ser segredo. Esse desenvolvimento continuará nos próximos meses, de modo que as empresas no Facebook terão cada vez mais dificuldade em alcançar um número crítico de usuários com suas postagens orgânicas.

A solução: além de um orçamento mensal, que deveria ser planejado especificamente para a área de Anúncios do Facebook, agora é aconselhável que as empresas planejem um orçamento mensal para as (mais importantes) postagens orgânicas. Afinal, os esforços de marketing de mídia social só fazem sentido se o seu próprio grupo-alvo vir e interagir com o conteúdo produzido.

Em vez de reclamar da redução do alcance – ou até mesmo de sair do Facebook como forma de protesto – você, como empresa, deve se ajustar aos desenvolvimentos no Facebook e reagir de acordo!

Aproveitando o poder dos grupos do Facebook

Outra maneira de manter o alcance de sua empresa no Facebook consistentemente alto é por meio de grupos do Facebook. E com isso não queremos dizer apenas que você deve usar os grupos existentes no Facebook de forma inteligente para chamar a atenção para sua própria empresa! Pode ser ainda melhor para as empresas criarem seu próprio grupo no Facebook!

Se você conseguir construir sua própria comunidade e manter a conversa viva, um alcance maior é quase garantido – o alcance de uma postagem dentro de seu próprio grupo é muito maior do que o alcance orgânico da página de sua empresa!

Inspire-se com sua própria competição

Claro, não se trata simplesmente de copiar o conteúdo dos concorrentes ! No entanto, não custa ver mais de perto as atividades do concurso na área dos “Anúncios no Facebook”. Desde a “ofensiva de transparência ” do Facebook no ano passado, agora isso é possível para todos os usuários da plataforma sem problemas.

Originalmente, esse recurso foi integrado à plataforma pelos criadores do Facebook para dar aos usuários privados mais transparência sobre qual conteúdo é realmente “publicidade”.

O que garante transparência nos círculos de usuários pode ser uma maneira inteligente de obter uma visão sobre o conteúdo ou estratégia de anúncios de empresas concorrentes em relação à sua própria empresa – e melhorar o alinhamento da sua empresa !

Crie conteúdo de vídeo e aumente as taxas de interação

Uma coisa que tem sido ouvida várias vezes nos últimos meses é o assunto “conteúdo de vídeo”. As empresas devem usar a oportunidade no Facebook e abordar seu próprio grupo-alvo por meio de conteúdo de vídeo. Independentemente de você apresentar sua própria equipe, explicar seus próprios produtos em detalhes ou responder a perguntas de sua própria comunidade – o número de interações que podem ser alcançadas por meio de conteúdo de vídeo é muitas vezes maior do que o mesmo número para conteúdo “convencional”, consistindo em combinações de imagem-palavra.

Conclusão: é assim que o Facebook se torna uma ferramenta valiosa para as empresas

Se você dedicar um tempo para desenvolver uma estratégia bem pensada para o Facebook no início, sua página terá sucesso em pouco tempo.

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