Instagram: 8 motivos para sua empresa investir nessa rede social

Por:

Instagram 8 motivos para sua empresa investir

O Instagram é uma rede social essencial quando se busca desenvolver a estratégia de mídia social de uma empresa.

É uma das redes sociais mais influentes do mercado e existem muitos bons motivos para utilizá-la no seu negócio. Infelizmente, os empreendedores recorrem pouco a essa rede social e preferem o Facebook ou o Twitter.

Ainda assim, o retorno do investimento em muitas indústrias e nichos é muito melhor no Instagram.

Publicidade

Descubra como esta rede social muito popular pode ajudá-lo a expandir seus negócios e aumentar seu faturamento.

O Instagram é uma rede social popular que oferece muitas possibilidades para as empresas, tanto em termos de gestão mercantil e de imagem ou de criação de uma comunidade forte. Se você hesita em usar o Instagram para o seu negócio, vamos dar-lhe uma pequena lista de argumentos a favor deste meio que podem ajudá-lo a dar o salto!

Mas por que escolher o Instagram?

Uma rede social que sempre foi muito popular, a plataforma tem experimentado um verdadeiro sucesso desde a aquisição do Facebook. Hoje, o Instagram é uma escolha essencial a ser considerada quando você deseja crescer online.

Há pouco tempo não muito popular entre os e-comerciantes e profissionais, esta rede social oferece a possibilidade de criar uma verdadeira vitrine digital para qualquer negócio e atividade online.

Projetado originalmente para smartphones, o aplicativo é totalmente gratuito e agora pode ser acessado em todos os computadores. Ele permite que você compartilhe conteúdo visual como fotos e vídeos com rapidez!

Com um simples nome de usuário, uma foto, uma breve descrição dos serviços ou produtos oferecidos e postagens relevantes, é muito fácil divulgar o seu negócio no Instagram.

Por padrão, acessível a todos, suas publicações, portanto fotos ou vídeos, são públicas e de livre compartilhamento.

Ideal para expressar os valores da sua empresa.

É sempre importante conhecer as figuras oficiais de uma rede social. Nem que seja para ter uma ideia de onde nossa empresa ou marca irá evoluir. Globalmente, são mais de 1 bilhão de usuários ativos a cada mês. É enorme e está crescendo constantemente.

Só na Brasil, em 2020, o número de usuários ativos a cada dia já passa dos 50 milhões. São muitos clientes em potencial e, portanto, clientes que ainda não conhecem sua marca, ainda.

E apenas 5% dessas contas são marcas. Para se ter uma ideia mais precisa, quase 50% dos usuários brasileiros seguem ao menos uma marca!

Usuários comuns e outras contas de negócios são combinados e se encaixam perfeitamente.

O Instagram, portanto, oferece um verdadeiro valor agregado para qualquer negócio de e-commerce ou não presente na rede social. Mas por que funciona tão bem?

A plataforma é altamente desenvolvida, o que a torna uma ferramenta de escolha com muitas vantagens. Aqui estão os mais importantes …

O Instagram conta com uma popularidade muito forte

Como eu disse acima, o Instagram é tão popular que agora é mais interessante desenvolvê-lo nele do que no Twitter, por exemplo.

Se a plataforma é utilizada por milhões de usuários todos os dias, é porque ela entende suas necessidades e oferece exatamente o que precisam de forma rápida e ergonômica.

Ela oferece todos os recursos de que você precisa para se comunicar com os usuários. É possível você interagir diretamente com sua comunidade para ter um contato mais próximo e aumentar a notoriedade da sua empresa!

Uma troca de relacionamento muito simples

Os usuários de redes sociais se expressam muito. Seja um curtir, comentar ou postar, o Instagram tem a melhor taxa de engajamento de todas as redes sociais!

Interagir com seu público e seguidores é muito fácil. Como o engajamento é muito alto, as estratégias de marketing estão se tornando mais eficazes para expandi-las.

Hashtags são muito populares e permitem que você gere conteúdo de usuário, ideal para melhorar sua credibilidade na plataforma e aumentar ainda mais sua taxa de engajamento!

Por fim, os anúncios do Instagram (publicadade do Instagram) geram melhor engajamento do que os anúncios do Facebook. Isso significa mais cliques, portanto, mais tráfego e mais vendas ou solicitações de cotações!

Aproveite a marca poderosa do Instagram

O Instagram é uma plataforma muito visual que permite criar uma marca real para o seu negócio. São várias publicações que, colocadas de forma ordenada, dão uma renderização coerente e acessível diretamente no perfil da conta!

Publicidade

Envolva seus seguidores em seu negócio graças às histórias do Instagram. Essa é outra maneira de construir um vínculo de confiança com sua comunidade.

Uma ferramenta de marketing indispensável

O Instagram oferece a todos os perfis profissionais ferramentas e recursos diferentes para entender seu público e ter uma visão mais precisa do escopo de uma decisão tomada.

Para acessar tudo isso, a rede social oferece um recurso muito popular, as estatísticas do Instagram.

Com apenas alguns cliques, você pode acessar uma série de métricas relacionadas ao seu conteúdo, atividade em seu perfil (visitas, cliques no site) e seu público (localização, idade, sexo, etc.).

Esta ferramenta é mais importante do que permitir que você crie uma persona de sua comunidade para ajustar suas postagens no Instagram e atingir as pessoas certas.

A ferramenta de promoção de publicações que é integrada aos Anúncios do Facebook permite que você lance campanhas publicitárias muito poderosas em toda a Rede de Público do Facebook .

Existem outras ferramentas para você desenvolver seu negócio no Instagram. Em particular – apenas nos Estados Unidos por enquanto – para identificar diretamente seus produtos em suas publicações.

Um marketing influenciador muito desenvolvido

O marketing de influenciador é um novo tipo de marketing que está muito presente no Instagram.

É preciso entrar em contato com influenciadores para promover seus produtos ou serviços. Existem várias categorias, dependendo do público.

Existem milhares deles no mercado brasileiro. A maioria está aberta a parcerias e já sabe  perfeitamente como levar seu público a consumir os produtos por apresentados.

Os influenciadores menores são frequentemente subestimados pelas empresas, mas muitas vezes pedem pouco e às vezes nada. Ao contrário dos maiores influenciadores, onde você precisará ter um orçamento maior. Com influenciadores menores, é possível realizar as primeiras ações de marketing nessa forma muito rendável de propaganda.

Mas por que minha empresa deve investir no Instagram

  1. Mais de 50 milhões de usuários diários

Já falamos sobre isso, mas é importante frisar. Mais de 50 milhões de usuários da Internet estão ativos neste aplicativo todos os dias no Brasil.

  1. Um público de mulheres e jovens

Seu alvo principal é feminino? Se ainda não o fez, comece a se interessar seriamente por esta rede. No Instagram, 65% dos usuários são mulheres nessa rede, contra 35% dos homens. Os jovens estão muito presentes, mas não são os únicos! 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos, 35% entre 25 e 34, 17% entre 35 e 44 e 8% têm 45 anos ou mais, de acordo com o Global Web Index .

  1. A melhor plataforma de engajamento

Se você quer criar uma verdadeira comunidade, com empenho: comentários, gostos … Note que o Instagram é a rede onde os internautas são mais ativos. Eu mesmo percebi na minha conta do Instagram: mesmo sem postar diariamente, posso facilmente obter curtidas de pessoas que não conheço.

Existem muitas dicas para se dar a conhecer nesta rede, porque os internautas são muito ativos lá, muito mais do que em outras redes como o Facebook ou o Twitter por exemplo.

  1. O poder das imagens

O interesse do Instagram: compartilhar fotos e vídeos. Objetivo: apresentar em imagem sua empresa, sua história, seus produtos e serviços, ou suas equipes. Foco na qualidade ao invés da quantidade, pois a beleza das fotos é fator chave para o sucesso nesta rede.

Se os “Instagrammers” conseguem ter centenas de milhares de assinantes, ou mesmo milhões, é porque eles inspiram os usuários da Internet. Tenha esta ideia em mente: você precisa fornecer imagens e vídeos de qualidade para inspirar seus seguidores. Compartilhe sua criatividade!

  1. Uma maneira real de promover sua marca

O Instagram pode ser um verdadeiro trampolim para desenvolver sua notoriedade. De acordo com Julie Pellet, líder de desenvolvimento de marca do Instagram, mais de 60% dos usuários afirmam já ter descoberto um novo produto ou serviço nesta rede .

Portanto, é uma forma real de você promover sua marca. Mas é uma estratégia de longo prazo, como qualquer outra estratégia de mídia social. Poste regularmente, mantendo seus objetivos em mente.

  1. Publicidade direcionada

Como no Facebook, é possível no Instagram direcionar precisamente seus anúncios: idade, geolocalização, centros de interesse… As marcas estão cada vez mais interessadas neles: agora existem mais de 200.000 anunciantes ativos nesta rede.

Em termos de estratégia, a ferramenta de publicidade também é muito bem desenvolvida: ao criar sua publicidade, você seleciona seu objetivo desde o início: notoriedade, tráfego, interação, conversão … Uma boa maneira de não perder o foco durante suas campanhas de comunicação.

  1. Muitos instagrammers influentes

Se você está pensando em desenvolver uma estratégia de marketing de influenciador , o Instagram pode ser uma rede essencial para sua estratégia. Muitos YouTubers, bloggers e influenciadores estão presentes nesta rede. Alguns até são conhecidos exclusivamente nesta rede: Instagrammers. A parceria com eles para determinadas campanhas de comunicação pode ajudá-lo a alcançar a comunidade deles.

 

  1. Contatos entre empresas

Esta é a pergunta que sempre me perguntam: o Instagram é uma rede interessante para empresas B2B? Claro que isso depende da sua profissão e da sua indústria. Frequentemente, outras redes podem ser mais relevantes para o B2B. Portanto, não é necessariamente A rede que pensamos à primeira vista.

Mas saiba que algumas marcas B2B atingem seus objetivos no Instagram, particularmente empresas que oferecem treinamento online. Com uma estratégia altamente direcionada, você pode aproveitar o Instagram e conquistar novos clientes.

Concluindo, pense no Instagram ao criar sua estratégia digital. Muitas marcas estão colocando toda a sua energia em uma estratégia do Facebook quando poderiam ter melhores resultados no Instagram. Por fim, a conclusão é sempre a mesma: pense em termos de estratégia de mídia social. E acima de tudo: seja perseverante e paciente! Para colher seus frutos, uma estratégia deve durar muito tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Receba dicas de marketing para vender mais todos os anos!
Assine nosso blog para receber estratégias e novidades de marketing exclusivas.

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails da Yo!place. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

Posts Relacionados