O que é pesquisa de palavra-chave?

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pesquisa de palavra-chave

A pesquisa de palavras-chave  é uma etapa fundamental de qualquer   estratégia de SEO ou  campanha de PPC . Explicaremos o que é, como aplicá-lo à sua marca e quais ferramentas você pode usar.

 

O que é uma palavra-chave?

Palavras-chave são os termos que os usuários inserem na barra de pesquisa em sites de mecanismos de pesquisa,  como Google, Yahoo e Bing; pense neles como as “perguntas” a que o mecanismo de pesquisa deve responder, embora não sejam necessariamente perguntas.

Às vezes, essas pesquisas são compostas com uma única palavra, mas com mais frequência combinam várias palavras ou até mesmo formam uma frase completa. Portanto, às vezes é feita uma distinção entre  palavras  –  chave e frases-chave , embora neste artigo iremos usar “palavra-chave” para nos referirmos a ambas.

Em geral, as palavras-chave tendem a ser mais  longas em pesquisas de cauda longa  (por exemplo, tênis de corrida feminino ) e em  pesquisas por voz.  Além disso, é comum que os usuários usem perguntas e frases completas em pesquisas por voz.

Compreendendo a importância das palavras-chave para os mecanismos de pesquisa, fica claro por que a pesquisa por palavras-chave é tão importante.

  • Palavras-chave são a principal forma de os usuários encontrarem blogs ou páginas da web, pois muito poucas pessoas escrevem URLs diretamente no navegador. Portanto, as palavras-chave são o primeiro passo para garantir a  visibilidade  da sua marca online.
  • Uma boa seleção de palavras-chave possibilita que seu site apareça em uma posição superior nos resultados de pesquisas e, portanto, atraia muito mais  tráfego. Lembre-se de que os três primeiros resultados do Google são responsáveis ​​pela maioria das visitas e poucos usuários vão além da primeira página de resultados.
  • O posicionamento na web também contribui para a imagem da sua  marca . Mais ou menos conscientemente, os usuários tendem a assumir que os sites que aparecem nos primeiros resultados são melhores ou mais importantes do que os da concorrência.
  • Escolher bem os termos de pesquisa o ajudará a definir a  estrutura  do seu site e sua estratégia de conteúdo. Você pode pensar neles como uma espécie de “mapa” que orienta as etapas a seguir para construir sua marca online.
  • Evite perder tempo e recursos . Se você tentar usar uma palavra com alta competição ou baixo volume de pesquisas, estará perdendo tempo e dinheiro. Por exemplo, o termo pode ter muita concorrência, ser muito genérico ou atrair usuários que não estão interessados ​​em seus produtos e serviços.

O que é pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave  consiste em  identificar uma série de palavras-chave ou termos de busca que sejam interessantes para sua marca , a fim de que seu site apareça no Google quando os usuários os pesquisarem.

Esses termos de pesquisa serão a base em torno da qual organizaremos toda a nossa estratégia de SEO, portanto, a pesquisa de palavras-chave será sempre um dos primeiros passos a serem dados.

Uma boa pesquisa de palavras-chave é baseada no equilíbrio de diferentes  requisitos :

  • A  relevância  da palavra-chave, ou seja, ela está realmente relacionada aos nossos produtos e serviços.
  • Seus  objetivos de marketing . Por exemplo, se você deseja converter, deve procurar termos com alta intenção de compra.
  • Que tenha um  número suficiente de pesquisas.
  • Que  não haja muita concorrência .

Como fazer pesquisa de palavras-chave passo a passo

  1. Identifique palavras-chave de cauda longa e cauda curta.  Palavras-chave de cauda curta (carro vermelho, boné de praia) são as mais genéricas e geralmente têm uma ou duas palavras no máximo. Eles tendem a atrair um grande volume de pesquisas e concorrência. Por outro lado,  palavras-chave de cauda longa  (Honda CRV vermelho, boné de praia azul da nike ) são muito mais específicas. Embora o volume seja menor, eles são valiosos porque são relevantes e podem ter altas taxas de conversão.
  2. Procure por ideias.  Usando as palavras-chave que você identificou na seção anterior, tente criar uma lista com tantas palavras-chave relacionadas quanto possível. Faça um brainstorm com sua equipe e use algumas das ferramentas da próxima seção.
  3. Avalie o valor de cada palavra-chave.  Leve em consideração o volume de pesquisas de cada palavra-chave e o nível de concorrência. A ideia é obter tráfego relevante sem ter que competir por palavras muito básicas. As palavras-chave ideais apresentam baixa concorrência e alto volume de pesquisa.
  4. Analise seus concorrentes.  Além de ver se uma determinada palavra-chave tem um preço alto ou não, também é conveniente usar ferramentas de análise da concorrência para ver o que outras marcas estão fazendo e como pode ser fácil vencê-las para cada palavra-chave.
  5. Faça a lista final. Com todas as informações que reuniu nas etapas anteriores, agora você pode selecionar as palavras-chave nas quais está mais interessado e começar a trabalhar com elas. Para obter o máximo de sua pesquisa de palavras-chave, você pode criar um banco de dados de todas as palavras-chave que você analisou, para que possa consultá-las quando precisar de mais ideias no futuro.

5 ferramentas de pesquisa de palavras-chave

  1. Planejador de palavras-chave do Google.  Esta é a ferramenta clássica e básica de pesquisa de palavras-chave. Mas se você não estiver investindo no Google Ads, ele não mostrará dados concretos, mas intervalos de valores.
  2. Google Trends . Fundamental para identificar palavras-chave sazonais e tendências.
  3. SEMrush . Uma ferramenta muito útil para encontrar palavras-chave relacionadas. Para começar a utilizá-lo, basta inserir um termo em seu mecanismo de busca.
  4. Ahrefs . Para detectar links, analise a concorrência e encontre os termos relacionados.
  5. keyword severywhere. Um add-on gratuito para Chrome e Firefox que mostra o volume de pesquisa, CPC e dados da concorrência nas páginas da web que você visita.
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