SEO: Como Gerar Tráfego Orgânico para o seu Site

Por:

Como Gerar Tráfego Orgânico para o seu Site

SEO ou search engine optimization é uma disciplina que envolve a aplicação de uma série de técnicas em um site para melhorar sua posição nos buscadores , sendo muito útil dentro de uma estratégia de Inbound Marketing . O objetivo do SEO é fazer com que um site apareça o mais alto possível nos resultados da pesquisa, a fim de atrair mais visitantes e, assim, aumentar as possibilidades de conversão. Para evitar confusão, é importante distinguir entre SEO e SEM :

  • O SEO posiciona o site entre os resultados orgânicos, ou seja, não podemos pagar o buscador para melhorar nosso posicionamento.
  • Em contraste, o SEM posiciona a web por meio de anúncios pagos em mecanismos de busca.

Embora existam muitos motores de busca em todo o mundo, no nosso país o Google é claramente o rei. Portanto, quando falamos em SEO , em geral nos referimos ao posicionamento de um site no Google.

Dentro de uma estratégia de entrada, as técnicas de SEO nos ajudam a criar um canal de tráfego qualificado de longo prazo. Uma vez que esses usuários tenham alcançado nosso site, podemos usar diferentes estratégias para capturá-los e torná-los clientes em potencial.

 

Vantagens de SEO para marcas

  • Se o seu site é a sua loja , o SEO equivale a uma vitrine, e isso resulta em visitas. Por exemplo, se você conseguir posicionar seu site em primeiro lugar por uma palavra-chave com 100.000 buscas por mês, e o primeiro resultado levar 20% dos cliques, você terá mais 20.000 visitas mensais.
  • Através de técnicas de SEO , atraímos visitantes ao nosso site, por isso é uma ferramenta muito interessante para iniciar nossos processos de inbound marketing e transformar esses visitantes em leads e clientes.
  • Otimizar um site para mecanismos de pesquisa requer tempo e esforço , mas devemos ter em mente que é uma fonte de resultados de longo prazo. Depois de conseguir posicionar o site, você terá uma fonte constante de visitas sem custos adicionais.
  • As técnicas de posicionamento na web são projetadas para melhorar a experiência do usuário e a qualidade dos conteúdos . Se você aplicá-los corretamente, não só poderá se posicionar melhor nos buscadores, mas também melhorar os resultados do seu site em geral.
  • Em geral, os usuários contam com os algoritmos do Google para distinguir quais páginas são da mais alta qualidade e contêm as informações que procuram . Portanto, se o seu site aparecer entre os primeiros resultados, eles tenderão a confiar mais na sua marca e você terá mais facilidade em convertê-los.

Tipos de SEO

Há duas distinções fundamentais que devemos fazer para diferenciar os tipos de SEO : por um lado, SEO na página e SEO fora da página e, por outro lado, SEO Black Hat e SEO White Hat .

 

SEO na página e fora da página

  • SEO On-Page é, como o próprio nome sugere, aquele que foca na melhoria do próprio site através da otimização dos seus elementos internos: conteúdo, títulos, descrições, tempos de carregamento, etc. Para os motores de busca, o SEO na página melhora a relevância de uma página da Web, ou seja, sua correspondência com uma pesquisa específicas. Também pode atrair usuários graças ao conteúdo que é exibido nas páginas de resultados do Google (título e descrição da página). Além disso, ao melhorar a estrutura do site e seu conteúdo, o SEO na página pode facilitar a experiência do usuário.
  • O SEO Off-Page  concentra-se em fatores externos e visa determinar a autoridade ou popularidade de um site. Dentro dos elementos de SEO Off-Page podemos encontrar links para um website, presença em redes sociais, menções na mídia ou a proporção de usuários que clicam quando ele aparece nos resultados da pesquisa. Em resumo, podemos pensar no SEO Off-Page como as “relações públicas” da nossa página.

 

White Hat X Black Hat, Qual a diferença?

  • White Hat  é baseado em técnicas que seguem as diretrizes dos buscadores e que visam posicionar a web de maneira ética. Em geral, as técnicas de “chapéu branco” resultam em sites de maior qualidade e melhoram a experiência do usuário.
  • Por outro lado, o White Hat busca contornar as regras para obter resultados rápidos em um curto espaço de tempo, por exemplo, incluindo conteúdo oculto na web ou links de spam em fóruns e blogs. Embora às vezes você possa obter um salto rápido no posicionamento, no longo prazo é muito arriscado e também não agrega valor para a marca ou para o usuário, por isso não o recomendamos.

Técnicas básicas de otimização de mecanismos de pesquisa

mundo das técnicas de SEO é muito complexo e elas são constantemente atualizadas conforme o Google modifica seus algoritmos. No entanto, aqui estão algumas das ferramentas básicas que irão melhorar seu posicionamento na web dentro de uma estratégia de marketing de entrada :

  • Pesquisa de palavras – chave : as palavras-chave são aqueles conceitos para os quais buscamos posicionar nosso site. Portanto, uma boa estratégia de SEO baseia-se em estudar quais conceitos são os mais pesquisados ​​em nossa área e como incluí-los em nosso site para que o Google os detecte.
  • Otimização de sites : sites que costumam falhar ou são mal otimizados para dispositivos móveis e têm tempos de carregamento excessivos, esses são dois dos maiores inimigos do SEO. Para poder se posicionar corretamente nos buscadores, é necessário fazer uma afinação da web do ponto de vista técnico.
  • Escolha de URLs amigáveis : os URLs ou links das diferentes páginas de um site são um aspecto fundamental de seu posicionamento. Idealmente, eles devem ser o mais simples possível e conter as palavras-chave que procuramos posicionar.
  • Criação de conteúdo de qualidade : motores de busca dão prioridade para páginas que são úteis para os usuários. Ter um conteúdo de qualidade bem organizado e atualizações frequentes nos ajudará a melhorar o SEO.
  • Títulos, cabeçalhos e descrições : todos os artigos e páginas do site devem ter um título descritivo contendo as palavras-chave. Eles também devem ser divididos em diferentes seções com seus títulos correspondentes. Além disso, as descrições de cada página aparecem nos resultados dos motores de busca, portanto, otimizá-las deve ser uma prioridade …
  • Link building: refere-se à inclusão de técnicas concebidas para gerar links para o nosso site a partir de outros sites. Sempre buscaremos obter links de sites de qualidade, evitar spam e cuidar de detalhes como o texto do link e o tipo de relacionamento que estabelecemos com nossa página (follow ou nofollow).

Esperamos que esta informação ajude você a aprender um pouco mais sobre o que é SEO e como você pode melhorar seu posicionamento em buscadores para reforçar sua estratégia de inbound marketing e os resultados de sua marca a médio e longo prazo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Receba dicas de marketing para vender mais todos os anos!
Assine nosso blog para receber estratégias e novidades de marketing exclusivas.

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails da Yo!place. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

Posts Relacionados