UX Designer vs UI Designer: Qual é a diferença?

Por:

UX Designer vs UI Designer
Publicidade

UX vs UI: Qual é a diferença?

Cerca de 380 sites vão ao ar a cada minuto . À medida que a concorrência fica mais acirrada, as empresas procuram maneiras de se destacar.

Isso fez com que a demanda por serviços de UX Designer  e UI Designer crescesse rapidamente.

UX e UI são dois termos que costumam ser agrupados. Mas o que eles significam? Quais são as diferenças e como as duas estão relacionadas?

Leia mais para descobrir!

Origens da UX e UI

UX e design de interface do usuário são mais antigos do que a maioria das pessoas pensa. Na década de 1970, quando os computadores começaram a aparecer, a única maneira de operá-los era inserindo milhares de linhas de código. As interfaces gráficas de usuário (GUI) ainda não haviam sido inventadas, então não havia funcionalidades modernas como ícones, menus suspensos e guias.

Não havia nada para clicar, então também não havia necessidade do mouse. Os computadores não foram construídos para consumidores comuns; eles foram construídos para técnicos. 

É difícil imaginar um mundo sem GUIs hoje, mas foi apenas em 1984, com o lançamento do Apple Macintosh, que os fabricantes perceberam seu potencial.

Os campos de UX e UI não estão em competição. Eles são as duas faces da mesma moeda e se complementam. Ambos atendem ao propósito mais elevado de toda tecnologia voltada para o consumidor – ajudar os usuários a resolver problemas.

UX vs UI: as principais diferenças

A diferença entre UI e UX pode ser explicada como a diferença entre forma e função. É a diferença entre a aparência de algo e o modo como funciona. 

Uma ótima experiência com o produto depende de UX e UI.

Essas disciplinas olham para o mesmo problema de dois ângulos diferentes e dependem uma da outra para o sucesso.

O que é UX Designer?

UX significa Experiência do Usuário . Inclui tudo o que o usuário experimenta ao tentar navegar em um produto digital. O termo foi cunhado na década de 1990 por Don Norman , que afirmou que a UX abrange todos os aspectos da interação de um cliente com um produto ou serviço. 

Don Norman não incluiu a palavra “digital” nesta descrição, porque o propósito original da experiência do usuário pode ser aplicado a qualquer produto, de carros a torradeiras. Quer a experiência do usuário se refira a um aplicativo móvel ou a uma luminária de mesa, seu objetivo é focar na maneira como o usuário interage com um produto.

Publicidade

Os UX Designer tendem a fazer pesquisas qualitativas  do cliente e fornecer essas informações para vários departamentos. As equipes de UX Designer  começam com um problema identificado por meio de feedback de dados e entrevistas com clientes e tentam resolvê-lo.

O principal objetivo dos UX Designer é fornecer um produto que possa atender às necessidades do cliente de forma integrada. Eles frequentemente experimentam diferentes abordagens para coletar dados que os ajudam a entender as necessidades de seus usuários finais com mais clareza, o que é muito importante para o processo de web design

Esse processo iterativo e um tanto repetitivo leva a melhorias incrementais na experiência do usuário ao longo do tempo.

O que é UI Designer?

UI significa Interface do usuário. Esta disciplina inclui qualquer coisa com que o cliente interaja ao usar um software, um site ou um aplicativo móvel. Qualquer coisa que possa aparecer na tela, incluindo menus, botões, ícones e até elementos como cor e fonte, faz parte da IU.

Conforme explicado anteriormente, as interfaces de usuário costumavam ser muito simples, consistindo em uma linha de comando em que o usuário digitava algum código e recebia a saída textual. 

A invenção da primeira interface gráfica do usuário na década de 1980 mudou a indústria de computadores para sempre. As GUIs tornam os computadores acessíveis a pessoas que não sabem codificar.

O UI Designer geralmente está mais preocupado com a interação com o cliente e a aparência visual do produto. Ele se concentra no que os usuários veem na tela. Há muitos cruzamentos entre interface do usuário, visualização de dados, web design e design gráfico.

Os UI Designer contam com seu senso de marketing e habilidade artística para criar designs intuitivos, mas bonitos, para as interfaces de vários dispositivos, sites e aplicativos. Seu principal objetivo é conduzir o usuário pela experiência de forma natural, por meio de tipografia, alinhamento, espaçamento, cores , formas, etc.

Perspectivas de carreira de um UX e UI

Profissionais de UX e UI estão em alta demanda. Houve um aumento repentino de empregos na área de design, bem como um aumento de novos profissionais. Se você está pensando em mudar de carreira ou aprender mais sobre as práticas de UX e UI, agora é um ótimo momento.

No entanto, com o boom de ambas as profissões, o conceito do que os designers de UX e UI fazem tornou-se cada vez menos claro. Alguns especialistas acreditam que o design UX será dividido em várias disciplinas nos próximos anos, forçando os profissionais dessa área a se especializarem ainda mais.

A indústria de design de IU também está passando por algumas mudanças rápidas, à medida que as empresas começam a fazer experiências com técnicas algorítmicas e inteligência artificial. Ainda precisaremos de designers de IU no futuro, mas o conjunto de habilidades necessárias provavelmente mudará e evoluirá. Como em qualquer profissão, é bom diversificar.

Resumo

Agora que você está ciente das principais diferenças e semelhanças entre UX e UI, deve ser mais fácil entender por que ambos são elementos importantes do design do produto. 

Ter uma boa combinação de UX e IU é a solução ideal, mas geralmente requer paciência para análises e pesquisas consistentes do usuário.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Receba dicas de marketing para vender mais todos os anos!
Assine nosso blog para receber estratégias e novidades de marketing exclusivas.

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails da Yo!place. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

Posts Relacionados
Posts Relacionados