4 dicas de como utilizar call to action no site da sua empresa

4 dicas de como utilizar call to action no site da sua empresa

Direcionar as pessoas a realizarem determinada ação, para evoluir um cliente na jornada de compra, por exemplo, não é uma tarefa muito fácil. Contudo, ao utilizar um call to action nas estratégias de marketing digital esse processo pode ser otimizado, colocando todo o poder da marca à prova.

 

Os CTAs consistem em chamadas que visam causar um impacto nos usuários a ponto deles tomarem alguma atitude específica mais rapidamente. 

 

Assim, é um elemento importante em conteúdos e peças de marketing digital com foco em conversões e resultados.

 

Um bom call to action é aquele que o público não identifica como um call to action ou propaganda, realiza o comportamento desejado rapidamente.

 

Ao invés disso, é um passo natural do que o cliente já estava fazendo e procurando, de modo que atenda às suas expectativas, como realizar uma compra ou baixar um material.

 

Essa é a principal missão das marcas que trabalham com marketing em suas mensagens.

O que é call to action?

O call to action (Chamada de Ação), consiste em levar o visitante a realizar alguma ação por meio de direcionamentos textuais ou um botão/banner atrativo que chama a atenção dos internautas.

 

Assim, essa é uma ferramenta essencial para promover ofertas de marketing e gerar leads (potenciais clientes). 

Por esse motivo, saber escolher o tipo de CTA correto para seu público e objetivos é fundamental para alcançar bons resultados.

 

Há diversos modelos de CTA que podem ser aplicados, desde um link que direciona os usuários a outro post relacionado até a oferta para visualizar materiais de qualidade em banners, levando os leitores para uma landing page e cadastros mais complexos para acessar esses conteúdos – fazendo com que a marca tenha a segmentação dos usuários.

 

Isso significa que o CTA deve sempre levar os visitantes para a próxima etapa do funil de vendas.

 

Para isso, alguns dos CTA’s mais utilizados são:

 

  • Indicação de compra;
  • Sinalização de download ou inscrição;
  • Pedidos para compartilhamentos;
  • Solicitação de curtidas e comentários;
  • Convite para o leitor a assinar a newsletter;
  • Recomendação de downloads de e-books e outros materiais.

 

Estes e outros call to actions são muito utilizados em posts de blogs, redes sociais, legendas, vídeos, landing pages, em sites e e-mails.

 

Basicamente, a CTA pode ser adaptada para diversos conteúdos e recursos digitais que a empresa deseja que os visitantes tomem uma atitude imediata, levando-os a evoluir na jornada de compra.

A importância de uma boa call to action e suas vantagens

O inbound marketing é uma estratégia muito utilizada no marketing digital, e é uma técnica que também é conhecida como marketing de atração.

 

Um dos objetivos deste conceito é atrair clientes por meio do marketing de conteúdo, algo que ajuda na conversão dos usuários e que permite que a empresa tenha mais leads, principalmente quando o CTA é aliado a esses materiais, criando uma experiência de valor para converter e direcionar os usuários.

 

Assim, o CTA é uma espécie de guia que leva a audiência para as próximas etapas do funil de vendas e pode ser disponibilizada ao longo do conteúdo ou em páginas específicas.

 

Com isso, se mostram como incentivos para a tomada de decisões dos clientes, ajudando desde os leads que estão no topo de funil até outros que estejam evoluídos nos estágios de compra, chegando a efetivação da venda.

 

Assim, nesse caso, o cliente é atraído por um conteúdo de qualidade, que o leva a outros materiais sobre um determinado produto, por exemplo, e o CTA pode ser disponibilizado em cada conteúdo, até que direcione o internauta para uma página de vendas.

Por isso, a utilização de call to action nas estratégias de marketing digital pode render os seguintes ganhos:

 

  • Aumento nas vendas;
  • Facilita o processo de decisão do público;
  • Crescimento no número de clientes;
  • Gera valor para o público;
  • Direciona as ações com base nos interesses dos usuários;
  • Possibilita o desenvolvimento do lead conforme esperado pela empresa.

Formatos de call to action 

Pensar em modelos que podem ser utilizados para atrair atenção dos leitores são formas da sua marca conquistar excelentes resultados por meio de CTA, por isso, é preciso considerar os formatos em que essa chamada pode ser desenvolvida e visualizada.

  1. Botões

É o modelo mais tradicional para construir uma CTA e pode ser encontrado em materiais de e-mail marketing, páginas de conversão, e-commerces (lojas virtuais) e também em formulários.

 

Os botões são considerados muito eficazes para a conversão de público-alvo, já que unem a objetividade e o destaque visual, atraindo o olhar do internauta.

  1. Banners e espaços laterais

Os banners são imagens de destaque nas páginas e em alguns casos vem acompanhados de um botão pequeno e alguns detalhes sobre a oferta, que podem ser obtidos ao realizar a conversão.

 

Ele deve ser o elemento chamativo na página, estando em uma posição de destaque, como entre o conteúdo escrito.

 

Contudo, caso a ideia seja o banner ficar o tempo todo visível, utilizar os espaços laterais para posicionar o material é uma boa opção.

  1. Imagens no meio dos textos

Semelhante aos banners, as imagens e outros recursos visuais podem ser uma boa maneira de chamar atenção do leitor.

 

Desenvolver artes interessantes, que induzem o leitor a executar a ação desejada rapidamente e representando a oferta é uma boa opção de chamada, podendo contar com descrições e links no conteúdo para complementar a imagem, sendo algo que funciona muito bem.

  1. Enquetes

Este é um formato que desperta a curiosidade dos usuários, principalmente nas redes sociais. 

 

As enquetes são uma excelente maneira de coletar dados relevantes sobre o público, além de facilitar a identificação do tipo de conteúdo que você deve produzir, bem como para o devido direcionamento e pontuação dos leads na jornada, encaminhando materiais mais qualificados.

 

Desta maneira, guiar os usuários até as CTA, saber posicioná-las, criar um senso de urgência e exclusividade, fazer testes e mensurar os resultados são formas de otimizar cada vez mais essa estratégia e conseguir ótimos ganhos para a sua empresa.

 

 

Recomendado para você