Planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais
As mídias sociais vêm cada vez mais transformando a comunidade global em realidade.
Se adapte a isto: um terço da população mundialmente está em algumas dessas plataformas de rede sociais.
É impressionante como os números de pessoas nas plataformas vem crescendo são mais de 3 bilhões de usuários ativos mensalmente.
Toda essa comunidade têm um perfil online e está trocando mensagens, fazendo comentários e compartilhando conteúdos diariamente.
Isso quer dizer que, com uma simples conexão à internet, sua empresa pode alcançar um contingente enorme de usuários.
As suas personas podem estar em várias mídias sociais ao mesmo tempo, e cabe a você criar uma estratégia para encontrá-las.
10 etapas para criar uma campanha de mídia social bem-sucedida
Então, você decidiu que sua marca precisa se conectar ao seu público de maneira autêntica e duradoura. E você escolheu a mídia social como a maneira de atingir esse objetivo. A única coisa é que você realmente não teve tempo para criar uma campanha abrangente de mídia social.
Embora você publique atualizações regulares da empresa e compartilhe o conteúdo do seu blog entre os canais, não sabe ao certo como desenvolver uma campanha.
Construir uma campanha de mídia social eficaz não é tarefa fácil – especialmente se sua empresa estiver em nicho muito concorrido. Você não precisa apenas conhecer bem seus clientes-alvo. Mas você precisa descobrir onde eles ficam on-line e como alcançá-los.
Mas não há necessidade de se preocupar! Nós estamos aqui para ajudar.
Como qualquer outra tática de marketing digital, a criação de uma campanha de mídia social leva tempo, conhecimento e recursos. E, embora envolva todos esses aspectos, ainda é uma parte importante do crescimento da sua empresa.
Por que a campanha de mídia social é importante?
É a maneira mais fácil e eficaz de despertar o interesse de seu público alvo e obrigá-lo a se envolver com sua marca. Isso significa mais conhecimento de negócios e de marca para sua empresa.
Abaixo, mostraremos cada etapa do desenvolvimento de uma campanha de mídia social vencedora para o seu nicho de público – não importa quem eles sejam.
Como você cria uma campanha de mídia social?
Aqui estão 10 etapas a serem usadas para criar a melhor campanha de mídia social:
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Identifique seu público-alvo.
O primeiro passo na criação de uma campanha de mídia social vencedora para o seu nicho de audiência é saber exatamente quem é o seu público e o que eles acham importante. Muitas empresas cometem o erro de apresentar uma campanha de mídia social que se concentra apenas nos benefícios de seus produtos e serviços.
Mas eles não levam em conta os desafios e as necessidades do público. E isso pode resultar em perda de tempo, recursos e orçamento.
Em vez disso, reserve um tempo para conhecer quem é seu público-alvo e com o que eles se preocupam. Com isso você, vai querer desenvolver personas de clientes. Esses são perfis fictícios de seus clientes ideais com informações básicas, e demográficas, bem específicas, como os desafios que enfrentam, onde buscam obter informações e o que procuram ao comprar produtos e serviços.
Aqui está uma rápida visão geral de como você pode trabalhar para criar essas personas de clientes e conhecer seu público:
- Comece fazendo algumas suposições gerais sobre seu público-alvo com base em sua experiência anterior com os clientes. Faça uma pesquisa de mercado adicional para confirmar ou corrigir essas suposições e, possivelmente, descobrir novas oportunidades no mercado.
- Entreviste seus melhores clientes para descobrir o que realmente os impulsiona e com o que eles mais se preocupam ao tomar uma decisão de compra.
- Depois de compilar sua pesquisa de público-alvo, comece a aprofundar essas personas. Desenvolva perfis que você pode usar para impulsionar seu marketing de conteúdo.
- Depois de saber quem é seu público e com o que ele se importa, você poderá alcançá-lo de maneira mais eficaz por meio de uma campanha de mídia social. Esta pesquisa de mercado-alvo não apenas informará os tipos de conteúdo que você usa em sua campanha, mas também suas abordagens para alcançar e envolver esses consumidores.
Selecione os canais de mídias sociais certos.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que seus clientes ideais mais se preocupam, é hora de saber onde eles ficam on-line. Existem tantos canais de mídia social disponíveis para marcas que desejam se conectar com seu público.
No entanto, sua marca não tem tempo ou recursos para estar presente e envolver-se efetivamente em todos esses canais. É por isso que é essencial escolher estrategicamente os canais que fazem mais sentido para o seu público-alvo.
Ao escolher quais canais de mídia social são melhores para sua campanha de mídia social de nicho, considere o seguinte para cada canal de mídia social:
- Público– alvo: quais canais sociais têm um público grande o suficiente para permitir que você expanda seu alcance?
- Dados demográficos– Quais canais têm as maiores populações de pessoas que se encaixam nos dados demográficos do seu público-alvo?
- Recursos– Quais canais de mídias sociais oferecem os recursos que permitem melhor destacar sua marca?
- Atividade– Quais canais de mídias sociais têm a base de usuários mais ativa? Como é essa atividade e engajamento?
Desenvolva metas e objetivos específicos da campanha.
Antes de começar a lançar sua campanha de mídia social de nicho, você precisa decidir quais são suas metas e objetivos para a campanha. Considere não apenas o que você espera obter desta campanha específica, mas também como essas metas se alinham às suas metas de marketing e aos objetivos gerais de negócios.
Aqui estão alguns objetivos comuns que muitas marcas usam como ponto de partida para suas campanhas de mídia social:
- Direcione mais tráfego para o site deles.
- Gere novos leads.
- Converta leads em vendas.
- Venda um produto ou serviço específico.
- Aumentar o conhecimento da marca.
- Comunique-se com os clientes.
- Estabelecer ou criar autoridade de marca.
É importante garantir que seus objetivos sejam claramente delineados. Recomendamos o uso do sistema de definição de metas SMART para ajudar a garantir que suas metas de campanha de mídia social sejam claras e atingíveis. SMART significa: específico, mensurável, realizável, relevante e com prazo determinado. O uso de metas SMART é uma das melhores maneiras de se preparar para o sucesso.
Com o sistema de definição de metas SMART, “aumentar receita” não é uma meta suficientemente boa para suas campanhas de mídia social. Em vez disso, você precisará considerar quanto deseja aumentar a receita, como avaliará o sucesso e em que linha do tempo atingirá esse objetivo. Você também deve garantir que a meta seja relevante para os seus negócios e realista, considerando sua linha do tempo e recursos.
Também é importante observar que suas metas de campanha específicas desempenharão um papel vital em sua estratégia social. A maneira como você envolve os consumidores e os tipos de conteúdo que você usa em sua campanha variam de acordo com seus objetivos específicos.
Por exemplo, embora você possa usar o conteúdo do topo do funil em uma campanha de reconhecimento de marca, uma campanha de conversão exigirá conteúdo mais específico do funil inferior. Da mesma forma, se você pretende direcionar tráfego para seu site, seu CTA será diferente do que se você estiver apenas tentando iniciar uma conversa entre seu público. Lembre-se de suas metas ao escolher o tipo de tática de promoção e o tipo de conteúdo que você criará para cada campanha.
4. Decida sobre as táticas de promoção para cada canal.
Cada canal de mídia social possui diferentes práticas recomendadas que você precisa considerar ao usá-lo como parte de sua campanha de mídia social. É melhor seguir as regras de mídia social do Facebook e Instagram , bem como quaisquer outros canais que você deseja utilizar em sua campanha. Dessa forma, você pode maximizar seus resultados usando cada canal para sua vantagem.
Depois de decidir em quais canais usar, você entenderá melhor como promover o conteúdo da sua campanha em cada canal. Alguns canais de mídia social têm recursos exclusivos que permitem publicar diferentes tipos de conteúdo que funcionam para envolver seu público.
Por exemplo, Facebook, Instagram e YouTube, todos têm opções de transmissão de vídeo ao vivo que permitem que você se conecte com seu público no momento.
Não esqueça que você também pode aproveitar as oportunidades de publicidade paga como parte de sua campanha de mídia social de nicho.
Embora o conteúdo e o engajamento orgânicos possam ajudar bastante a construir relacionamentos com os consumidores, a publicidade paga em plataformas como o Facebook e o Instagram pode ajudar a expandir ainda mais seu alcance para conectar-se aos consumidores que são adequados para sua marca, mas que ainda não estão seguindo ou se envolver com o seu conteúdo.
5. Crie um calendário de conteúdo.
Depois de conhecer o objetivo da campanha e como promover o conteúdo nos canais, é hora de criar um calendário de conteúdo. O conteúdo desempenha um papel importante em suas campanhas de mídia social. É a primeira linha de comunicação e é o que seus fãs, seguidores e outros membros do público verão antes de decidir se querem ou não se envolver.
Os tipos de conteúdo que você cria para sua campanha serão diferentes com base em suas metas e objetivos. Aqui estão alguns tipos de conteúdo que você pode querer incluir no seu calendário editorial:
- Blogs – Os blogs são ótimos para o conteúdo do topo do funil, focado nos desafios do seu público, mas também podem ser eficazes para o conteúdo do funil médio e inferior, que é mais específico em relação aos seus produtos ou serviços.
- eBooks – Os e-books são ótimos para usar como conteúdo bloqueado, pois fornecem valor adicional suficiente para convencer seu público a entregar suas informações de contato.
- Postagens de texto – Além de compartilhar conteúdo, você também pode usar postagens gerais de mídia social de texto que incluem um CTA ou trabalho para iniciar uma conversa.
- Imagens – Você pode usar todos os tipos de imagens em sua campanha de mídia social, desde infográficos explicativos até fotos mais simples de seu produto.
- Vídeos – Os vídeos não apenas atraem a atenção de seu público ocupado, mas também são um excelente meio para detalhar tópicos complexos ou mostrar aos consumidores como usar um produto.
- Páginas de destino – Se você estiver direcionando os consumidores de volta ao seu site para executar uma ação específica, pode ser necessário criar páginas de destino que visam levar o consumidor a executar a ação desejada.
Depois de ter uma ideia dos tipos de conteúdo que você deseja criar, comece a decidir sobre os tópicos certos. É altamente recomendável que o processo de brainstorming de tópicos seja um esforço de grupo.
Escolha pessoas em sua organização que conheçam bem seus clientes-alvo e peça ajuda para criar tópicos de conteúdo.
Além de trazer as pessoas de seu marketing e equipes de vendas, você também deve considerar a inclusão de pessoas de sua equipe de atendimento ao cliente como eles têm experiência em lidar diretamente com o cliente e conhecer os desafios que enfrentam.
Depois de conhecer os tipos de conteúdo que você criará e os tópicos nos quais você focará, mantenha essas informações organizadas em um calendário de conteúdo. Você pode usar um programa pago para isso ou apenas desenvolver uma planilha do Google que atenda às suas necessidades.
Um calendário editorial facilita a visualização do conteúdo e mantém todos da sua equipe na mesma página sobre tarefas e prazos.
O calendário editorial de todos será um pouco diferente. Você deve escolher um formato que funcione melhor para você. Os calendários de conteúdo mais eficazes contêm as seguintes informações:
- Tópico ou título
- Descrição
- Tipo de conteúdo
- Autor
- Data de Vencimento
- Data de postagem
- Detalhes da promoção
- Quaisquer outras notas importantes
Mantenha esse calendário de conteúdo em um local onde todos da sua equipe possam acessá-lo e atualizá-lo. Recomendamos o uso do Google drive ou do servidor da empresa. É importante que todos da sua equipe possam atualizar seu progresso ou fazer anotações sobre problemas ou atrasos, para que fique claro quando o conteúdo será concluído, para que você possa atualizar sua linha do tempo da campanha nas mídias sociais.
6. Desenvolva conteúdo visual e escrito para a campanha.
Agora que você sabe que tipo de conteúdo precisa para alimentar sua campanha de mídia social de nicho, é hora de finalmente criá-la! Certifique-se de que todo conteúdo seja atribuído a alguém da sua equipe. Se você estiver terceirizando o conteúdo para uma agência ou freelancer, verifique se eles têm instruções específicas sobre o que você deseja que o conteúdo seja e quando espera ver um primeiro rascunho.
Esteja você criando o conteúdo você mesmo ou trabalhando com alguém de fora da sua equipe para criar o conteúdo da sua campanha de mídia social, lembre-se do seguinte ao criar um repositório de conteúdo:
- Verifique se o conteúdo está na marca. Embora pessoas diferentes possam estar escrevendo ou criando conteúdo visual, todo o seu conteúdo deve estar alinhado com a voz e a personalidade da sua marca. Criar diretrizes específicas da marca pode ajudar a guiar esse processo.
- Inclua um CTA. Se apropriado, verifique se o conteúdo tem um CTA eficaz que use verbos de ação para inspirar o espectador ou o leitor a agir. Quer os leve de volta ao seu site ou os incentive a entrar em contato, o CTA deve ser claro e específico.
- Misture. Aconselhamos todos os nossos clientes a seguir uma estratégia de publicação que inclua publicações da marca que inspirem engajamento, compartilhe publicações que compartilhem conteúdo externo útil e venda publicações que estejam sendo vendidas diretamente para o seu público.
- Encontre maneiras de redirecionar o conteúdo. Depois de ter o conteúdo da sua campanha de mídia social, você deve estar sempre atento a maneiras de redirecionar ou reciclar esse conteúdo em outras campanhas. Isso permite que você aproveite ao máximo seu orçamento de conteúdo.
Para conteúdo escrito, verifique se o conteúdo é atraente e livre de erros gramaticais que podem distrair o seu público. Divida o conteúdo usando títulos e subtítulos para garantir que seja fácil digerir seu público. Inclua links no seu conteúdo escrito para outros recursos úteis. E não se esqueça de um CTA relevante!
Quando se trata de conteúdo visual, você deseja garantir que as imagens ou vídeos utilizados sejam de qualidade profissional. Verifique se o conteúdo visual é fácil para os espectadores entenderem sem nenhuma explicação. O vídeo ou a imagem deve falar por si e fornecer valor por si próprio.
Mas se você ainda não tiver certeza se deve usar o vídeo para sua campanha de mídia social, aqui está um fato rápido. Você sabia que o ROI dos profissionais de marketing que usam vídeo cresce 49% mais rápido que os profissionais de marketing que não são de vídeo? Então, se você não está usando vídeos para o marketing de mídia social, definitivamente está perdendo. A boa notícia é que o Facebook agora tem ótimas ferramentas que permitem agrupar imagens para criar um vídeo.
Assim como você faria com o conteúdo escrito, deve haver algum tipo de CTA ou próximo passo identificável para os espectadores seguirem depois de se envolverem com o conteúdo.
7. Agende postagens ao longo do mês.
Depois que o conteúdo é criado, é hora de agendá-lo de acordo com a linha do tempo que você descreveu no seu calendário de conteúdo. O ritmo das suas postagens dependerá de vários fatores, como suas metas de campanha nas mídias sociais, duração da campanha, tipos de conteúdo e quando seu público está mais ativo. É melhor fazer uma pequena pesquisa antes de começar a postar, para que você saiba quando são os horários ideais para postar.
Além de escolher o melhor dia e hora para postar o conteúdo, verifique também cada postagem para garantir que ela seja otimizada para o canal de mídia social. Inclua uma imagem ou um link, se necessário para a postagem. Além disso, use hashtags relevantes que ajudarão você a aumentar a visibilidade de sua postagem nas mídias sociais. Para obter ajuda, confira o guia completo sobre o uso de hashtags de mídia social para os negócios.
8. Monitore e responda ao compromisso.
Você não pode simplesmente definir e esquecer sua campanha de mídia social. Você deve acompanhar o envolvimento em todos os canais que você está usando como parte de sua campanha. Se você faz login em cada plataforma durante a semana ou usa um programa de gerenciamento de mídia social para trazer todas as mensagens e comentários em um painel, é vital que você monitore o envolvimento e responda ao que os outros estão dizendo.
Cada canal de mídia social o notificará no painel principal sobre quaisquer comentários, mensagens, curtidas, tweets, etc. Certifique-se de passar por essas notificações cuidadosamente para ver a quem você pode precisar responder. Se os clientes fizerem perguntas, responda-as da melhor maneira possível. Se eles estão apenas deixando um comentário ou tentando iniciar uma conversa, aproveite isso como uma oportunidade para se envolver autenticamente.
9. Ajuste as táticas conforme necessário.
Você não precisa esperar até que a campanha de mídia social termine para ajustar suas táticas. Por exemplo, se você achar que um conteúdo realmente está em ressonância com seu público, encontre novas maneiras de promover esse conteúdo e obtenha mais tração dele como parte de sua atual campanha de mídia social.
Da mesma forma, se as táticas não estiverem funcionando, você não precisará esperar até o final para ajustar sua abordagem. Descubra o que funciona testando coisas diferentes ao longo do caminho. Certifique-se de monitorar seus resultados a cada passo e comparar esses dados com as metas iniciais da campanha para determinar se você está no caminho certo para o sucesso.
10. Analise seus resultados e ajuste para futuras campanhas.
Todo o trabalho que você dedicou ao desenvolvimento e implementação de sua campanha de mídia social de nicho será recompensado quando você começar a ver mais tráfego chegando ao seu site, mais consultas por telefone e e-mail e mais conversas em suas comunidades online. É importante acompanhar esses sucessos e traduzi-los para quais resultados eles trouxeram para o seu negócio.
No entanto, você precisa ir além do rastreamento dos sucessos de suas campanhas. Se você realmente deseja tirar o máximo proveito de sua campanha de mídia social, precisará analisar os dados de seus esforços de mídia social e usá-los para fazer ajustes em campanhas futuras. Identifique quais táticas ou partes de conteúdo funcionaram melhor e quais ainda precisam de algum trabalho. Se houver alguma surpresa ao longo do caminho, encontre maneiras de usar o que aprendeu e aplique-o em campanhas futuras.
O que faz uma campanha de mídia social ter sucesso?
Existem algumas coisas diferentes que fazem uma campanha de mídia social bem-sucedida. Porém, no geral, quanto mais pesquisas você fizer no seu nicho de público, mais bem-sucedida será sua estratégia – o que significa que você terá a oportunidade de ver os resultados que realmente deseja da sua campanha.
Lembre-se, a mídia social não é apenas algo que você pode definir e esquecer. De fato, se você deseja que sua campanha de mídia social seja eficaz, precisará se envolver com seus fãs, seguidores e leads ao longo do caminho.
Monitore os diferentes elementos da campanha ao longo da campanha para garantir que tudo corra bem. Depois de realizar uma análise final, você terá muitas informações para ajudá-lo a melhorar ainda mais sua próxima campanha.