Como melhorar o CTR nas campanhas do Google Ads

CTR, ou taxa de cliques, é uma das métricas mais importantes em uma campanha do Google Ads. Indica se você está conquistando novos usuários com suas medidas de publicidade e aumentando seu alcance. Saber otimizá-los é a chave do sucesso. Então vamos ver como fazer!

Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre CTR em campanhas de Google Ads e como ela pode ser melhorada.

 

O que é o CTR no Google Ads?

CTR é o número de cliques que um link recebe em relação ao número de impressões, que é o número de vezes que seu anúncio foi visto pelos usuários (independentemente de serem novos usuários ou não).

A matemática é Muito simples: divida o número de cliques pelo número de impressões e multiplique o resultado por 100.

 

Por que a CTR é importante no Google Ads?

Quando a CTR aumenta, o tráfego da web aumenta, o que pode levar a mais conversões. Por isso, é importante que você tenha anúncios de qualidade que prendam a atenção do usuário. CTRs altas fazem com que o Google considere o anúncio relevante para os usuários e, como resultado, você tem um CPC ou custo por clique mais baixo.

Tudo isso, por sua vez, afeta sua classificação de SEO. Quanto mais visitas um site recebe, melhor ele se classifica no Google.

 

11 dicas para melhorar a CTR no Google Ads

Vale a pena entender como otimizar a taxa de cliques para aproveitar ao máximo suas campanhas do Google Ads.

 

1. Aplique uma boa estrutura à sua conta e às suas campanhas

Embora possa parecer óbvio, o que muitas vezes é esquecido é que uma boa estruturação de contas e campanhas é essencial para melhorar a CTR. Lembre-se de que uma conta do Google Ads é dividida em campanhas, que possuem grupos de anúncios compostos por um ou mais anúncios com palavras-chave específicas.

Cada campanha deve ter um objetivo claramente definido, por exemplo, aumentar o conhecimento da marca ou aumentar as vendas. Para campanhas, os grupos de anúncios contêm seus próprios anúncios que agrupam palavras-chave relacionadas.

 

2. Esqueça as palavras-chave de correspondência ampla

As palavras-chave de correspondência ampla acionam um anúncio quando um usuário pesquisa uma frase ou frase semelhante ao que o anúncio foi configurado. Embora isso possa parecer muito eficaz, na verdade é um fiasco se não for feito corretamente, pois pode acionar pesquisas irrelevantes.

É melhor usar correspondências mais próximas, mesmo que resultem na exibição do anúncio apenas para o usuário se o usuário pesquisar essa palavra-chave específica ou uma variação muito pequena. O fato é que assim seu anúncio atingirá um público menor, porém muito interessado em seu produto ou serviço.

3. Aplique variáveis ​​de localização às suas campanhas

 

A localização deve ser considerada em todas as campanhas do Google Ads. Por exemplo, se dois usuários procuram tênis, eles têm características diferentes dependendo de onde moram. Portanto, antes de lançar uma campanha, lembre-se de considerar onde está seu público-alvo para que o investimento feito para melhorar o CTR seja o mais eficaz possível.

4. Melhore a copy de seus anúncios

A copy dos anúncios do Google deve fornecer informações ao usuário de maneira breve, concisa, original, atraente e interessante.

As principais palavras-chave devem ser utilizadas de forma natural para que não atrapalhem a leitura. Eles também devem incluir um CTA no qual o usuário possa clicar.

 

5. Caminho de visualização

Altere a URL que os mecanismos de pesquisa geram automaticamente para incluir sua palavra-chave principal e fornecer aos usuários informações sobre o tipo de conteúdo da página. Essa alteração pode melhorar as classificações de SEO, o que pode aumentar a CTR.

É muito importante que a URL seja perene, portanto evite incluir elementos temporários como datas ou números que podem variar. Mantenha-o o mais curto possível para que o usuário possa se lembrar facilmente.

 

6. Realize testes A/B

Para obter informações sobre o que funciona melhor e atrai seu público-alvo, você pode criar anúncios diferentes, cada um com uma cópia e CTA diferentes, e testá-los para ver como eles se comportam. Em seguida, analise os resultados de cada anúncio para determinar o que atrai mais os usuários.

 

7. Use Extensões

As extensões são um recurso popular nas campanhas do Google Ads porque permitem que você adicione links para seu site, texto destacado ou até mesmo informações sobre sua empresa. Portanto, dependendo do que você deseja promover, você pode usar a extensão apropriada.

As extensões também permitem que você forneça mais informações ao usuário e, ao mesmo tempo, chame sua atenção e faça com que cliquem no anúncio.

8. Pesquise palavras-chave negativas

Palavras-chave negativas impedem que o anúncio seja acionado. Ou seja, o anúncio não será exibido para os usuários que fizerem uma pesquisa usando aquela determinada palavra-chave. Pesquisar e adicionar palavras-chave negativas é uma forma de melhorar a CTR e a experiência do usuário para o cliente.

Existem ferramentas que você pode usar para pesquisar palavras-chave negativas, como: Ubersuggest. No entanto, você mesmo pode identificar palavras-chave negativas. Por exemplo, uma marca que quer vender não estaria interessada em ser encontrada com a palavra-chave de graça.

 

9. Elimine palavras-chave repetidas

Mecanismos de busca como o Google podem considerar o conteúdo duplicado ou de baixa qualidade se a mesma palavra-chave for repetida várias vezes. O ideal é eliminar palavras-chave repetitivas e usar variações de palavras-chave no texto. Além disso, duas campanhas diferentes devem usar palavras-chave diferentes para evitar o canibalismo.

10. Faça uso da inserção dinâmica de palavras-chave

A inserção dinâmica de palavras-chave nos anúncios do Google Ads permite que as palavras-chave sejam inseridas automaticamente no texto. Isso tende a tornar os anúncios muito mais relevantes para o usuário e os anúncios têm um CTR melhor. No entanto, é recomendável ter algum conhecimento prévio de como fazer isso.

11. Aumente seus lances

Maximizar seu CPC é nossa dica final para melhorar sua CTR. Isso pode aumentar a posição média, o que deve resultar em uma CTR melhor. No entanto, nos casos em que o anúncio não é relevante para os usuários ou de baixa qualidade, essa estratégia não ajuda.

A principal desvantagem dessa ação é que o custo da campanha aumenta, então tem que ser apenas ocorrerá se o benefício alcançável for muito alto ou pelo menos exceder as despesas.

Compartilhe esta postagem: