
Marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais importantes do marketing digital porque tem como propósito atrair clientes com a criação de materiais relevantes, em diversos formatos.
Embora não promova diretamente a marca, seus produtos e serviços, consegue atrair o público-alvo e interfere de maneira positiva nos resultados de vendas.
Já faz tempo que o marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar algo essencial para qualquer negócio que queira se destacar na internet e levar ao conhecimento das pessoas as soluções que oferece.
Em linhas gerais, quem pretende se manter relevante para os clientes atuais, precisa conquistar visibilidade online. A grande questão não é apenas estar na internet, mas saber se colocar nela e atrair as pessoas.
Investir apenas em um perfil nas redes sociais e anúncios pagos, embora sejam boas estratégias, não é o suficiente porque o consumidor moderno está em busca de informações.
As marcas precisam trabalhar com ações modernas, por isso, este artigo vai explicar o que é marketing de conteúdo, por que investir, quais são seus benefícios e como produzir materiais relevantes para aumentar o engajamento nas redes sociais.
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia focada em engajar o público e aumentar a rede de clientes e potenciais clientes, por meio de materiais relevantes e ricos, em diferentes formatos, como:
- Vídeos;
- Textos;
- Imagens;
- Infográfico;
- Podcast.
O propósito é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas para criar uma percepção positiva sobre o negócio e gerar mais oportunidades.
Um fabricante de janela pivotante de alumínio precisa investir em marketing de conteúdo porque o consumidor moderno não é mais obrigado a assistir comerciais de TV passivamente.
Hoje em dia, as pessoas têm o poder de escolher o conteúdo que querem consumir e de que maneira vão responder a ele. Nesse contexto, a marca deve produzir exatamente aquilo que o público deseja.
Profissionais tradicionais sentem dificuldade em falar sobre seus produtos e focar naquilo que realmente é útil para a audiência. Essa linha de pensamento precisa mudar porque tudo o que a organização produz deve trazer benefícios para quem lê.
O intuito é resolver problemas, ensinar alguma coisa e esclarecer dúvidas, fazendo da venda uma mera consequência de tudo isso.
Os materiais vão transmitir a mensagem certa para o público e no momento em que essas pessoas mais precisam. Essa é a melhor forma de superar as expectativas e promover um material compartilhável.
A partir do momento em que a organização ajudou o público, eles começam a enxergá-la de maneira positiva, além de estarem mais propensos a fazer negócios porque passam a confiar na marca.
Benefícios para as empresas
Por meio do marketing de conteúdo, uma empresa especializada em fechamento de pia em vidro temperado consegue obter diversos benefícios. São eles:
Aumento da visibilidade
O marketing de conteúdo melhora a presença online do negócio porque ajuda a conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
Ele precisa ser desenvolvido junto com as estratégias de SEO, pois melhora o posicionamento do site, trabalha palavras-chave corretamente e aumenta as chances de ser encontrado pelos usuários.
Reduz o CAC
CAC é uma sigla para custo de aquisição de clientes, que representa o valor que uma empresa gasta para conquistar clientes novos.
Por meio do marketing de conteúdo, juntamente com as estratégias de SEO, fica mais fácil atrair os consumidores, sem precisar gastar tanto.
São materiais que conseguem prender o público porque são encontrados pelas pessoas no momento em que elas estão pesquisando sobre o assunto.
A estratégia pertence ao Inbound Marketing, consequentemente, consegue gerar mais leads para a marca e ainda aprimora o relacionamento dela com seus potenciais clientes.
Torna a marca uma referência
Se alguém pesquisar, por exemplo, sobre pet shop leva e traz, além de encontrar anúncios de estabelecimentos que prestam esse serviço, também vai encontrar conteúdos que falam sobre o assunto.
O que não falta hoje em dia são pessoas que produzem materiais para a internet, mas só um bom trabalho consegue transformar a marca em referência naquilo que faz.
Conteúdos de excelente qualidade ficam marcados na lembrança das pessoas e a marca passa a ser associada a eles. Como resultado, ela se torna referência e sua abordagem pode até mesmo ser seguida por outras empresas.
Influencia a decisão de compra
O comportamento de consumo mudou muito, pois primeiro o consumidor quer conhecer muito bem o que precisa, antes de comprar.
O marketing de conteúdo compreende essa necessidade e leva as informações que as pessoas procuram, algo que influencia positivamente na decisão de compra.
Antes de comprar, por exemplo, sacola tnt boca de palhaço, o cliente já construiu seu relacionamento com a marca. Primeiro ele descobre um problema, considera uma solução e depois decide se vai adquirir ou não.
Produzir materiais relevantes atende a essas demandas, do início ao fim da jornada de compra. São conteúdos de qualidade que ajudam a atravessar os leads na jornada de compra, por meio de informações gratuitas e relevantes que conquistam a confiança das pessoas.
Como produzir bons conteúdos?
Para conquistar engajamento nas redes sociais, as marcas precisam produzir bons conteúdos, para isso, recomenda-se seguir o seguinte passo a passo:
Criar a persona da marca
A primeira etapa é conhecer muito bem o público-alvo para elaborar a persona da marca, pois sem ela dificilmente as estratégias vão funcionar.
Todos os conteúdos da empresa estarão de acordo com aquilo que sua audiência tem interesse, e no caso das redes sociais, é muito importante trabalhar proximidade, interação e humanização.
É com base nas características de sua persona que uma casa de recuperação de drogados vai ajustar sua linguagem e seu tom de voz, além de descobrir quais são as temáticas que mais engajamento.
Cada empresa possui uma maneira de abordar seus clientes, mas isso vai depender das características do público, a maneira como essas pessoas se comunicam e o modo de abordá-los.
Colocar-se no lugar do público
Antes de iniciar a produção de conteúdo, é interessante se colocar no lugar da audiência para pensar o que as pessoas vão ganhar com esses materiais, se eles são realmente úteis e se conseguem ajudar em alguma coisa.
Pode até parecer um exercício simples, mas é fundamental para investir naquilo que realmente seja atraente e capaz de gerar engajamento entre os seguidores. Uma das ferramentas mais usadas para fazer isso é a curadoria de conteúdo.
Investir em comunicação aberta
Uma empresa especializada em aluguel de container habitável pode fazer perguntas para seu público, pedir a opinião das pessoas e escutar o que elas têm a dizer. É uma forma de promover a interação entre a marca e os seguidores.
Muitas organizações fazem isso para criar um relacionamento com a audiência e para que possam ter ideias sobre as pautas que serão abordadas nos próximos materiais.
Sempre que a companhia fizer a produção de conteúdos para as redes sociais, deve incentivar esse tipo de comunicação com os seguidores, pois isso faz com que o público se sinta incluído e mais disposto a interagir.
Criar materiais sob medida
Alguns negócios cometem um erro de publicar o mesmo conteúdo, da mesma forma e em todas as redes sociais, só que cada plataforma tem suas próprias características e demandas, por isso precisam de formatos diferentes.
O Facebook é uma plataforma bem versátil, então é possível publicar um conteúdo sobre instalação de pelicula em formato de texto, vídeo, imagens, entre outras possibilidades, mas no Instagram, o texto não funciona bem.
A organização pode até escrever uma legenda na foto, mas ela precisa estar adaptada ao formato da plataforma, pois os usuários do Instagram estão mais interessados em vídeos e imagens do que em textos.
Estar onde o cliente está
Existe uma grande quantidade de redes sociais, desde as mais conhecidas como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, até as menos conhecidas.
Não faz sentido e nem é viável financeiramente criar um perfil em cada uma delas porque a audiência de uma marca não estará presente em todas. Lembrando que é essencial publicar conteúdos relevantes em todos os canais.
Com isso em mente, uma confecção de uniforme operacional deve escolher as redes sociais que são usadas pelo seu público-alvo, pois isso vai otimizar a estratégia e melhorar o alcance dos conteúdos.
Considerações finais
Investir em marketing de conteúdo é uma necessidade para qualquer empresa nos dias de hoje, independentemente de seu segmento de atuação. Inclusive, é uma estratégia acessível para qualquer tamanho de negócio.
Só ela consegue fortalecer a presença online da empresa, transformá-la em referência naquilo que faz, atrair as pessoas e melhorar os resultados em vendas, mesmo sem promover a marca diretamente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.