Cross Channel é uma prática bem-sucedida porque, atualmente, as empresas não podem mais adotar estratégias em apenas um canal. Os usuários se conectam por meio de diferentes plataformas e as organizações devem fazer a mesma coisa.
A sociedade é movida pelo digital, pelos canais online e pela comunicação instantânea, por essa razão, quanto mais presença a companhia tiver dentro dessas plataformas, mais chances de atrair clientes.
É justamente por isso que as estratégias de cross channel têm crescido tanto nos últimos anos. Ela traduz essa necessidade de estar presente em diferentes canais ao mesmo tempo para transmitir a mensagem da marca.
O negócio consegue causar uma boa impressão sobre a empresa e ainda melhora a experiência do cliente em todo o processo de vendas. Diante disso, é fundamental trabalhar com essa prática para atender às necessidades do consumidor moderno.
Só que isso não quer dizer que a empresa deve criar perfis nas redes sociais, seu site institucional e enviar e-mails para os clientes. Existe todo um planejamento estratégico por trás para alcançar bons resultados.
Para ajudar os empreendedores, este artigo vai explicar o que é cross channel, quais são as vantagens dessa estratégia e como utilizá-la do jeito certo.
O que é cross channel?
Cross channel é um tipo de atendimento que utiliza mais de um canal e todos eles interagem entre si. Trata-se de uma estratégia que reduz as barreiras entre o online e o offline, o que melhora a experiência do consumidor.
Isso porque as pessoas podem comprar produtos e serviços, tanto na loja física quanto na loja online, da mesma forma, podem iniciar um atendimento na internet e terminar pelo telefone.
Um fabricante de painel para TV planejado consegue obter vantagens porque passa a integrar os canais e evita competições entre as estratégias físicas e digitais.
Mas para investir nessa estratégia, é fundamental oferecer atendimento personalizado e integrado, tendo em vista que o cliente terá contato com diferentes plataformas usadas pela companhia durante a jornada de compra.
Por exemplo, o usuário pode tirar algumas dúvidas iniciais sobre o produto por meio do chat no e-commerce e depois confirmar algumas informações na loja física. Mas em qualquer interação, é fundamental oferecer atendimento de qualidade.
Vantagens do cross channel
O cross channel é uma estratégia com perfil analítico e está conectada aos gostos, comportamentos e preferências do potencial cliente. Quando a companhia investe nele, mostra que tem uma boa integração dentro do negócio.
Isso porque para fazer uma estratégia cross channel é necessário se preocupar com a integridade e unidade da campanha em todas as plataformas.
Por isso não se trata de publicar vários conteúdos em lugares diferentes, na verdade, é necessário analisar esse processo como uma campanha que só consegue se estabelecer se for veiculada em todos os canais.
Ao fazer isso, uma empresa de laudo de vistoria AVCB mostra para o cliente que se preocupa com ele, com o mercado e na maneira como se comunica em diferentes canais ao mesmo tempo.
Como vantagem, a organização consegue fidelizar clientes, uma vez que eles entendem muito bem as propostas da marca e ainda aproveitam ofertas exclusivas pelo simples fato de abrir um e-mail.
Um dos maiores benefícios dessa ação é a possibilidade de aumentar as vendas, pois quanto maior for o contato com o cliente por meio de diferentes canais digitais, mas ele percebe o valor da marca e se interessa por seus produtos e serviços.
A ação também traz como vantagem maior alcance da marca, e isso acontece porque ela utiliza diferentes plataformas, como:
- E-commerce;
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Loja física.
Quanto mais possibilidades online e offline forem utilizadas, maior será o público impactado. Além de ser mais assertivo na hora de chegar até a audiência certa, a quantidade de consumidores será muito maior.
Uma empresa de instalação de ar condicionado fujitsu inverter 36000 piso teto também consegue melhorar o engajamento, desde que as campanhas sejam trabalhadas a partir de estratégias personalizadas.
É assim que a companhia consegue alcançar o público certo e falar diretamente com as pessoas, entregando exatamente o que procuram.
Por fim, o cross channel também é uma excelente estratégia para compreender melhor o perfil do cliente ideal para saber do que ele gosta, quais são suas necessidades e o que está procurando.
Como aplicar o cross channel?
Para implementar uma estratégia cross channel, a companhia precisa estar ciente de que vai cuidar de vários canais para projetar as campanhas, por isso, precisa ter total controle e integrar as análises.
Em um primeiro momento, parece algo muito complexo de realizar, mas para facilitar é interessante trabalhar o seguinte passo a passo:
1. Criar a persona da marca
Primeiro uma clínica de internação para tratamentos de drogas precisa entender seus clientes para só então criar uma estratégia de marketing capaz de atender o público, e isso envolve desenvolver a persona do negócio.
Trata-se de uma estratégia que reúne todas as informações sobre os hábitos de compra, comportamentos e preferências dos clientes. Também mostra quais são os canais de comunicação que essas pessoas usam, algo fundamental para o cross channel.
Quem já tem seguidores nas redes sociais pode aproveitar esses canais para coletar dados dos clientes. São excelentes plataformas para obter insights relacionados às necessidades, desejos e problemas do público.
É isso que vai ajudar a criar a persona, e quanto mais o negócio conhece seu público, melhor será sua estratégia. O conselho é observar os compradores em relação ao que eles cobram, frequência de compra e como elas acontecem.
Outra informação muito importante para um fabricante de empilhadeira manual 2000 kg é compreender de onde vem o tráfego no site.
Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é acompanhar cada etapa da jornada do comprador, explorar análises de tráfego e enviar questionários que vão ajudar a elaborar a persona.
2. Escolher os canais
O negócio precisa ser muito seletivo na hora de escolher os canais que vão fazer parte de sua estratégia cross channel. Isso é necessário porque algumas plataformas funcionam melhor juntas do que outras.
A companhia também deve incorporar todos os canais pelos quais o público costuma interagir com ela. Um exemplo disso é incentivar os compradores a fazerem check-in no aplicativo da marca quando estiverem na loja física e incluir links no e-mail marketing.
3. Unificar os dados
Outro ponto elementar em uma estratégia cross channel é reunir todos os dados em uma plataforma específica para armazenar as informações sobre o cliente.
Em outras palavras, um fabricante de tanque cilíndrico horizontal precisa de um centro de processamento de dados (CDP) porque essa ferramenta ajuda a armazenar dados analíticos.
Normalmente, ela depende do uso de cookies de navegação ou códigos de rastreamento, pois eles ajudam a estabelecer conexões que acontecem nas ações online e relacioná-las ao perfil do cliente.
Rastrear e analisar e-mails enviados para os leads e que geram interação por parte deles também é uma estratégia eficiente.
Muitas empresas procuram saber quais publicações do blog são mais lidas e outras procuram entender quais campanhas nas redes sociais fizeram mais sucesso.
Outra opção é verificar as conversas no chat e comentários nas mídias sociais, mas sem se esquecer de que todas as informações devem ser armazenadas no CDP.
4. Alinhar os conteúdos
Um fabricante de catraca de acesso com comanda deve criar conteúdos para seu público com base nos hábitos de seus clientes. Só que esses materiais também precisam estar alinhados com cada etapa da jornada de compra.
Por exemplo, se alguém abandonou o carrinho na plataforma de vendas, é interessante enviar um e-mail para oferecer um desconto. Mas para quem finaliza a compra, também é importante enviar um e-mail de agradecimento.
Isso estimula a interação com os conteúdos, mas a companhia não pode se esquecer de personalizar os materiais.
Essa estratégia é importante porque as pessoas estão mais propensas a consumir conteúdos que oferecem recomendações personalizadas.
5. Integrar as descobertas
Criar boas campanhas com cross channel é fundamental, mas não se deve deixar de analisar o desempenho de cada ação para tornar a estratégia ainda mais certeira.
Uma empresa de controle de acesso fechadura eletronica precisa comparar as descobertas provenientes das análises para criar uma excelente experiência e se certificar de que as ações das redes sociais suportam a estratégia na web.
De modo geral, é fundamental garantir que toda e qualquer ação desenvolvida pela corporação seja capaz de transmitir a mesma mensagem em todos os canais.
Considerações finais
O consumidor moderno está conectado o tempo todo e usa diferentes plataformas para se comunicar com as marcas, por isso, as empresas precisam estar presentes em todos esses canais.
Por meio de uma estratégia cross channel, a organização consegue atender a essa demanda e valorizar ainda mais a experiência e o relacionamento com o cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.