Você sabia que é feita quase 93.000 pesquisas no Google a cada segundo? Se você deseja que seu conteúdo seja bem classificado em qualquer uma dessas pesquisas relevantes, a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) e o marketing de conteúdo devem fazer parte de sua estratégia. Mas nem todo conteúdo otimizado funciona. Para obter o maior retorno sobre o investimento de seu conteúdo, você deve gastar tempo criando conteúdo original e duradouro que eduque os leitores.
O poder do marketing de conteúdo
Um estudo da Future of Customer Engagement and Experience descobriu que as pessoas têm 131% mais probabilidade de comprar de marcas que as educam com conteúdo. Mesmo uma semana depois, esses consumidores ainda estavam 48% mais propensos a comprar. E qual é a lição mais importante do estudo? O conteúdo aumenta a afinidade com a marca e a confiança ao longo do tempo.
Quanto mais conteúdo você criar para educar seu público-alvo, melhor para você no longo prazo. Mas, por mais tentador que seja pegar algo que sua concorrência está usando e usá-lo como se fosse seu – mesmo com alguns ajustes – isso não vai funcionar. Não só é potencialmente plágio, mas também não fará nada para diferenciá-lo da concorrência.
Relacionado: Veja como melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa
Conteúdo perene, ou conteúdo que resiste ao teste do tempo, é uma parte crucial da equação, uma vez que continua a funcionar para você muito depois de ser criado e publicado. Cada conteúdo que você cria e que se classifica bem nos mecanismos de pesquisa pode atrair um novo cliente e construir e fortalecer relacionamentos. Estabelece sua experiência e credibilidade em seu setor ou nicho.
Para um conteúdo sólido, você precisa de algumas coisas trabalhando juntas, começando com um conteúdo bem escrito. Você não precisa ser um especialista em português, pois há muitas ferramentas disponíveis online para ajudá-lo, como flip.pt. Se você não tem tempo, existem muitos freelancers que podem escrever conteúdo para você.
O que mais você precisa?
Comece a fazer Infográficos
Postagens de blog com imagens obtêm mais engajamento nas redes sociais. E os recursos visuais tornam o conteúdo mais fácil de lembrar .
Você não precisa ser um designer gráfico para criar conteúdo de qualidade profissional. E você não precisa gastar muito dinheiro e tempo aprendendo softwares como o Photoshop. Graças a plataformas como Canva e Crello, é fácil fazer infográficos.
E você não precisa gastar muito dinheiro em fotos. Você pode usar bancos de imagens nessas ferramentas, bem como uma série de fontes Creative Commons para encontrar as imagens de que precisa. Algumas opções incluem Unsplash, Pixabay e Flickr.
Comece a fazer vídeos
Se uma foto vale mais que mil palavras, um vídeo vale exponencialmente mais. (Um antigo estudo da Forrester de 2008 afirmava que valia 1,8 milhão de palavras, mas nosso consumo de vídeo mudou drasticamente desde então. Dito isso, não parece haver nenhuma nova pesquisa sobre o assunto.)
Adicione vídeo onde fizer sentido. Você não precisa fazer suas próprias filmagens originais. Você pode criar vídeos explicativos com ferramentas como powtoon ou usar software de screencasting como Loom, ou Screenflow para criar um vídeo sem nunca mostrar seu rosto.
Relacionado: 25 estratégias básicas de marketing para iniciantes
Estatística e pesquisa
Assim como você pode ver ao longo deste artigo, quanto mais dados e estatísticas você tem para dar suporte ao seu conteúdo, mais confiável ele se torna. À medida que o conteúdo envelhece, você precisará verificar periodicamente para ter certeza de que não há mais estatísticas atuais que você possa usar. Geralmente, você deve usar os dados mais recentes disponíveis. Tente evitar o uso de dados com mais de cinco anos, a menos que sejam os únicos dados disponíveis sobre um determinado assunto.
Exemplos de marketing de conteúdo
Escola de Design do Canva: este recurso ajuda os usuários do canva a aprender sobre design e como usar a ferramenta.
Burger King: Nos primeiros dias da pandemia, BK fez algo inesperado nas redes sociais. Eles encorajaram as pessoas a fazerem pedidos no McDonald’s . O objetivo do post era, em última análise, ajudar a manter toda a indústria de restaurantes viva enquanto estávamos todos em casa, mas pegou muitos de surpresa.
Relacionado: 7 etapas para iniciar sua primeira campanha de marketing de conteúdo
A pesquisa mostra que 61% dos compradores online fazem compras com base nas recomendações que leram em um blog, e 79% deles passam metade do tempo pesquisando os produtos que estão pensando em comprar.
Crie conteúdo para todas as fases do funil. Conforme você constrói um relacionamento com seu público, aumenta as chances de converter um leitor em um comprador.