
Marketing de produto é uma estratégia que tem como foco atrair e converter consumidores ideais para um produto em específico. Mas para fazer isso, é necessário saber como aplicar o conceito, utilizar as vendas e alcançar o sucesso.
O marketing possui diferentes vertentes, principalmente, depois que o marketing digital surgiu. Ele possui estratégias como o marketing de conteúdo, e-mail marketing, anúncios na televisão, estratégias pagas nas mídias sociais, entre outras ações.
O marketing de produto é mais um exemplo disso, e pode ser trabalhado por organizações de diferentes setores, tanto dentro quanto fora da internet.
Todas essas estratégias de marketing têm como propósito ajudar as empresas a se destacarem perante os consumidores e mostrar para as pessoas todo o valor e as vantagens de seus produtos e serviços.
Elas precisam enxergar tudo isso e interpretar a companhia como uma líder em seu segmento, portanto, uma empresa totalmente confiável e capaz de entregar exatamente aquilo que o consumidor precisa.
O marketing de produto navega na mesma direção, por isso, este artigo vai explicar um pouco sobre seu conceito, a importância dessa estratégia para as empresas e quais são suas principais ações.
O que é marketing de produto?
Marketing de produto, também conhecido como product marketing, é uma estratégia que ajuda no desenvolvimento do produto dentro do mercado.
A ação cuida de várias ações dentro do processo de vendas, como:
- Posicionamento;
- Mensagem;
- Lançamentos;
- Geração de demanda;
- Inteligência competitiva;
- Apoio ao processo de vendas.
Para potencializar ainda mais os resultados, as organizações apostam no marketing de produto, visto que seu objetivo é levar e sustentar o desenvolvimento de determinada solução dentro do mercado.
Para colocá-lo em prática, uma empresa de entrega rápida de documentos contrata um profissional conhecido como gerente de marketing de produto que vai trabalhar por meio de um olhar estratégico em relação ao ciclo de vida da solução.
Possui diversas responsabilidades e entre elas está o gerenciamento e a condução de processos para posicionar o produto, entre as outras mencionadas anteriormente.
Esse profissional é capaz de pensar estrategicamente nos 4 Ps de marketing que são preço, produto, praça e promoção. A equipe de marketing de produto possui vários profissionais com habilidades analíticas, criativas e estratégicas.
São pessoas que trabalham em conjunto para criar ações baseadas em diferenciais competitivos, e com isso definir o posicionamento no mercado e entregar uma proposta de valor.
A principal missão dessa equipe é ser a voz do produto para o mercado e do mercado para o produto, tudo com base nas prioridades estratégicas da marca.
Mas para alcançar esse propósito, o profissional de marketing de produto de uma retifica de virabrequim trabalha na intersecção entre as áreas de vendas, customer success e desenvolvimento de produto.
Importância do marketing de produto
Trabalhar com marketing de produto é importante por diversas razões em uma delas é a possibilidade de ganhar destaque competitivo. A ação consegue destacar os produtos no mercado e estabelece destaque competitivo para a marca.
Toda vez que um novo item é lançado, a companhia usa estratégias de comunicação segmentada para se destacar entre os concorrentes e gerar valor para os consumidores.
Com base no posicionamento, o marketing consegue estabelecer relações entre o produto e a necessidade de uso, além de permitir que características especiais se destaquem.
Quando a solução está sendo lançada no mercado, é o marketing de produto que se encarrega de personalizar a comunicação e posicionar o lançamento. Com isso, as campanhas são mais segmentadas e direcionadas para as necessidades do usuário.
A abordagem se torna interessante porque apresenta um novo item que chama a atenção do cliente, além de oferecer uma experiência única e pessoal. Todo esse processo é fundamental para estabelecer uma boa penetração de mercado.
Uma empresa de polimento para tirar riscos investe em um bom marketing porque isso reforça as fases de crescimento e maturidade do produto.
A empresa consegue trabalhar bem sua mensagem, estabelecer os seus diferenciais, responder dúvidas, quebrar objeções e manter o produto sólido por mais tempo, o que evita problemas e crises.
O marketing de produto é importante porque auxilia na precificação, etapas de distribuição e até mesmo no design. Trata-se de algo essencial porque os preços podem ser ajustados e reajustados, dependendo da demanda e do que o mercado diz.
A distribuição é otimizada e a empresa precisa disponibilizar o produto com o apoio de indicadores. Também é uma forma de desenvolver peças publicitárias coerentes com o design do produto, algo que beneficia muito a parte gráfica da divulgação.
Além de criar essa consistência, também é possível alinhar as equipes de produto, marketing e vendas, de modo que todos estejam conectados e em busca do mesmo propósito.
Com as definições e estudos por parte do time de produto, uma fábrica de medicamentos para clínicas de reabilitação para viciados em álcool consegue se posicionar e seus vendedores têm argumentos muito melhores.
Estratégias de marketing de produto
Para trabalhar com o marketing de produto, a empresa precisa investir em algumas estratégias específicas, mais precisamente um passo a passo. São elas:
Definir o público
Para realizar qualquer ação de marketing, é fundamental saber quem é o público-alvo e definir a persona do negócio.
O público-alvo da empresa está relacionado às características gerais do cliente, enquanto a persona tem o propósito de compreender os problemas do consumidor, seus objetivos e dúvidas.
Escolher o posicionamento
Outra coisa muito importante é identificar qual é a melhor forma de posicionar um produto no mercado, considerando suas peculiaridades perante o que é oferecido pela concorrência.
Supondo que alguém queira contratar enfermeira a domicilio, preciso encontrar uma agência que ofereça atendimento personalizado. É justamente por isso que a segmentação nessa etapa é fundamental.
Ela ajuda a pensar no tom de voz, na linguagem que a organização tem que usar e em todos os outros aspectos que vão fazer o cliente escolher uma marca em detrimento de outra.
Também é necessário escolher e qualificar os canais de venda, pois ao saber quais são as necessidades do cliente, também fica mais fácil identificar os melhores canais para expor o produto em lançamento.
Conscientizar a equipe
Depois de compreender as necessidades do cliente e conhecê-lo muito bem, a marca sabe quais são os melhores canais para expor seu lançamento.
A equipe responsável pelo marketing de produto precisa considerar essa etapa enquanto estiver planejando a divulgação.
Preparar bons lançamentos
Depois de definir o planejamento para lançar o produto, o que inclui uma data oficial, chegou o momento de investir em marketing de conteúdo.
Isso é muito importante para qualquer negócio porque são materiais que conseguem conduzir a comunicação dentro do tom de voz adequado e no melhor formato para o público.
Uma empresa de gri gerenciamento de resíduos industriais precisa pensar em conteúdos atrativos e que sejam capazes de fazer a conversão, algo que garante o sucesso de qualquer lançamento.
Lançar o produto
O lançamento do produto precisa ser muito bem planejado, pois a primeira impressão que o público tem sobre ele é a que vai permanecer.
É nessa etapa que a companhia vai colocar em prática tudo o que planejou, e caso necessário, pode realizar algumas mudanças.
Só que uma empresa terceirizada copeira precisa ser rápida e mudar tudo o que deseja, caso perceba que o resultado não está de acordo com o planejado. Também é muito importante compreender o que o público procura e fazer um novo planejamento.
Acompanhar os resultados
Depois que o produto já tiver sido lançado, é fundamental analisar os resultados, lembrando que não é recomendável lançar um produto e simplesmente esperar os resultados.
Esse processo exige que a marca busque a opinião do cliente para saber se a solução está proporcionando uma experiência agradável.
A marca deve ter em mente que nem toda solução que acabou de ser lançada vai fazer sucesso logo no início.
Todo tipo de negócio, como uma empresa de laudo bombeiro avcb, pode precisar fazer alguns ajustes e isso também se aplica ao marketing de produtos.
Dentro dessa estratégia, esses ajustes têm o propósito de atender às necessidades do cliente, e deve ocorrer sempre antes ou após o lançamento, e é justamente por isso que as barcas trabalham com grupos de opiniões e pesquisas de campo.
Considerações finais
Compreender o que é marketing de produto é fundamental para aplicar a estratégia na empresa, mas tudo parte da definição da persona para o negócio, para só então planejar o lançamento e escolher os canais usados pela audiência.
A ação ajuda empresas dos mais variados setores e é fundamental para que o novo produto seja colocado no mercado do jeito certo, desde o início.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.