Muitos empresários podem se relacionar com esse cenário; você contratou um profissional para fazer a otimização de mecanismos de busca (SEO) em seu site, pagou a eles e eles trabalham há meses, mas não obtiveram resultados significativos.
Então, o que deu errado?
Na maioria das vezes, o problema está em uma desconexão entre a intenção de pesquisa de um cliente em potencial, as palavras-chave que eles estão usando e o conteúdo nas páginas de destino do site.
Noções básicas de SEO – qual é o objetivo de SEO?
O objetivo do SEO é simples – você está tentando atrair mais pessoas para o seu site.
A idéia básica é que, quanto mais visitantes acessarem seu site, mais consultas ou vendas você receberá. Parece bastante direto na teoria, mas na realidade nem sempre é esse o caso.
Do ponto de vista de um profissional de SEO, a principal tarefa é direcionar o máximo de tráfego possível para o seu site. Como proprietário de uma empresa, você deseja o máximo de tráfego relevante e direcionado possível.
Qual é o tráfego relevante do site?
Tudo se resume à intenção do pesquisador. Há três razões básicas pelas quais as pessoas pesquisam on-line:
- Navegacional – eles estão tentando encontrar um local ou site.
- Informativo – procurando informações sobre um tópico.
- Transacional – pesquisa realizada com o objetivo de comprar algo.
O segredo é combinar a intenção do pesquisador com o conteúdo da sua página de destino.
Como criar sua estratégia de SEO
Agora que abordamos o básico, aqui está um rápido guia passo a passo sobre como pesquisar, planejar e implementar uma estratégia de SEO para sua empresa:
Determine seus objetivos. Você está tentando aumentar as vendas? Levar as pessoas a se inscreverem em seu Boletim de Notícias?
Realize pesquisas de palavras-chave para identificar possíveis palavras-chave. Use a ferramenta Planejador de palavras-chave do Google (disponível quando você se inscreve em uma conta do Google AdWords) para realizar pesquisas sobre as palavras-chave específicas de seus produtos ou serviços.
Pesquise as palavras-chave escolhidas para identificar a intenção do usuário. Para fazer isso, faça uma pesquisa no Google para cada palavra-chave que você identificou e analise os resultados do mecanismo de pesquisa.
Planeje e desenvolva páginas de destino em seu site. Cada palavra-chave que você identificou (e planeja usar como parte de sua estratégia de SEO) deve ter uma página de destino correspondente no seu site. Para cada palavra-chave e página de destino, identifique sua ação mais desejada e verifique se ela é altamente visível para os visitantes do seu site. Por exemplo, se você deseja que o usuário se inscreva na sua lista de emails, verifique se a página de destino exibe isso em uma posição privilegiada.
Configure e execute uma campanha do Google AdWords usando suas palavras-chave. Ao criar seus anúncios, configure também o acompanhamento de conversões.
Analise os resultados do seu acompanhamento de conversões e faça refinamentos em anúncios que não estão gerando conversões. Isso pode incluir pausar anúncios com baixa conversão e realocar seu orçamento para as palavras-chave e os anúncios que foram bem-sucedidos em ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Decida se você fará seu próprio SEO ou contratará um profissional. Independentemente de você fazer sozinho ou contratar um profissional, o guia inicial da Otimização para mecanismos de pesquisa do Google ajudará você a executar sua própria estratégia de SEO ou garantir que a empresa que você contrata está no caminho certo.
Dicas para contratar um especialista em SEO
Se você decidir terceirizar seu SEO, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar e selecionar o provedor certo:
- Peça cinco exemplos de empresas para as quais eles alcançaram a classificação das três principais páginas nos resultados de pesquisa do Google.
- Para ajudar a orientar seu especialista em SEO, forneça-lhes as palavras-chave que você sabe que resultarão em conversões para ajudá-las.
- Monitore sua campanha de SEO em busca de metas e conversões.