Programa de fidelidade: saiba como implementar

fidelidade

Produzir uma boa campanha dentro de um segmento de mercado pode ser um dos fatores mais importantes para uma empresa. Nesse caso, a busca pela efetivação de um Programa de fidelidade pode ser um dos fatores determinantes para garantir um impacto.

Esses são pontos importantes, uma vez que eles são consequências diretas do marketing e sua capacidade de criar interações importantes com os objetivos de cada empresa dentro do mercado.

Há, diante disso, algumas orientações que precisam ser levadas em consideração, uma vez que todas as empresas, em maior ou menor medida, precisam comunicar ao público os seus elementos de vendas, já que é isso que pode fazer com que elas cresçam.

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O marketing, portanto, é um ponto estratégico que consegue fazer com que as vendas sejam um ponto amplamente viabilizado a partir de todos esses recursos, o que pode ser um ponto central.

Esse é um aspecto que existe desde os primórdios das relações mercadológicas e, por conta disso, cada passo dado dentro de uma estratégia como essa precisa que haja uma consideração a respeito de todo esse histórico de ferramentas.

Nesse caso, tudo isso apela para um fator importante que toda empresa precisa estabelecer, já que esses são os elementos que podem garantir um crescimento sólido: a venda.

Desta forma, é possível dizer que o marketing, de uma forma geral, possui uma consideração bastante grande a respeito de como elaborar uma comunicação que tenha como consequência a venda de uma produto ou serviço.

A importância da venda

A venda, nesse caso, é um fator determinante desde os primórdios das relações comerciais, uma vez que ela sempre foi a base do crescimento e da possibilidade da empresa garantir algum tipo de credibilidade em seu segmento.

Seja em uma produção artesanal do século XII ou dentro das dinâmicas sofisticadas no universo digital do século XXI, esses são pontos essenciais que podem fazer com que todas as estratégias sejam orientadas.

Assim, uma série de elementos e ações foram sendo criados para que as empresas conseguissem, cada vez mais, qualificar as abordagens feitas com os clientes para que a venda fosse consolidada.

No primeiro momento, o marketing teve um trabalho importante dentro de uma lógica de mídia de massa para garantir um impacto bastante sólido, mas isso ganhou outros desdobramentos importantes.

Nos dias de hoje, é muito comum se falar em atração e conversão de lead sob uma lógica de inbound marketing, o que pode parecer uma sequência de terminologias complexas, mas com uma representação simples.

Isso significa dizer que as marcas precisam atrair possíveis clientes e, a partir de algumas estratégias, elaborar possibilidades para que eles sejam convertidos dentro de uma lógica de venda.

Uma empresa que vende escada de concreto em L pode anunciar em um site ou, até mesmo, fazer uma campanha em um revendedor da área de construção, esse pode ser um momento importante para atrair a atenção do cliente.

No entanto, é essencial que ele seja convertido, transformando os esforços da empresa em publicar aquele anúncio em uma possibilidade real de venda, o que pode ter uma consequência bastante grande.

Diante disso, é importante que haja uma visão que consiga lidar com aspectos de experiência do cliente para que, assim, sua conversão não seja tão prejudicada dentro de uma dinâmica que possa ser ruim.

Afinal de contas, se, por exemplo, um cliente estiver procurando por aulas de volante para quem tem medo de dirigir, certamente ele está procurando por um serviço específico em que a experiência pode ser um elemento central.

Nesse caso, é preciso que haja uma orientação que consiga lhe dar segurança antes mesmo da contratação, uma vez que, só assim, ele poderá fechar o negócio de forma mais objetiva.

Pós-venda: um fator importante

De um ponto de vista mais geral, a venda pode ser um dos elementos mais importantes dentro de uma lógica comercial, mas é importante que ela não seja o último passo dado pela empresa.

Isso porque é preciso que aquele cliente tenha uma experiência completa, o que, via de regra, pode ser elaborado a partir de uma ideia de pós-venda, onde a empresa entrará em contato ou estará à disposição a partir de algumas estratégias.

Obviamente, esse não é um fator que foge dos aspectos estratégicos da venda, uma vez que ele pode contribuir, inclusive, para que haja uma elevação bastante sólida a respeito de todos esses números.

Isso acontece, justamente, porque há uma preocupação de criar um vínculo ainda mais forte com um cliente que já demonstrou algum tipo de interesse e, mais do que isso, foi convertido a partir das estratégias.

Uma empresa de materiais de construção que, em um dado momento, vendeu um corrimão de inox quadrado, em outro, pode acabar vendendo uma torneira ou um outro material.

Seja como for, é importante manter essa relação a longo prazo, uma vez que ela pode trazer uma série de vantagens importantes dentro dos mais diversos contextos empresariais:

  • Redução de gastos com marketing;
  • Engajamento dos clientes;
  • Coleta de feedbacks;
  • Aumento do ticket médio.

Há, portanto, alguns pontos que podem ser levados em consideração, uma vez que uma estratégia de pós-venda pode ser essencial para que haja uma orientação de redução de investimento.

No caso de uma orientação de serviço, como em uma creche para idosos com alzheimer, esse fator é ainda mais importante, uma vez que é preciso que essa matrícula esteja sustentada em uma dinâmica contínua.

O que é um programa de fidelidade?

Como é possível perceber, uma perspectiva de pós-venda tem, de uma forma geral, um objetivo bastante grande de orientar algum tipo de fidelização e, por isso mesmo, é importante entender o que é e como elaborar um programa nesse sentido.

Um programa de fidelização tem a ver com um sistema de vantagens que um cliente poderá ter a partir de uma lógica de compras recorrente, sendo dentro de um período determinado ou partindo de planos maiores.

Supondo que uma empresa contrate mensalmente um lavador de gases em polipropileno, a marca contratada pode, nesse caso, para manter essa frequência, trazer alguns planos de fidelidade à empresa.

Esses são pontos estratégicos que podem variar bastante, uma vez que cada empresa pode ter um tipo de objetivo dentro de seu mercado.

Mas, de uma forma geral, a garantia de um sistema como esse pode trazer uma série de vantagens importantes para a empresa.

Benefícios de um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade, nesse caso, pode ser um elemento bastante vantajoso, assemelhando-se, de uma forma geral, a alguns aspectos de pós-venda.

Nesse caso, sob uma lógica de serviços contínuos, como é o caso de uma mecânica especializada em conserto de módulo de injeção eletrônica, é possível orientar algumas questões nesse sentido.

Isso vai desde uma cartela de fidelidade até descontos em compras de peças em lojas parceiras.

Com base nessas ações, uma empresa pode ter algumas vantagens como a elaboração de uma proximidade cada vez mais sólida com o cliente e, também, uma possibilidade maior de mantê-lo próximo por mais tempo.

Como criar um plano de fidelidade?

Há, diante disso, alguns pontos estratégicos que precisam ser levados em consideração para que haja uma implementação de um plano de fidelização.

Usar um CRM

Antes de qualquer coisa, é preciso que uma empresa tenha um mapeamento de seus clientes para que, assim, haja uma consideração a respeito de cada demanda que eles podem trazer.

O CRM, nesse caso, como um gerenciador dessas informações pode trazer informações bastante relevantes para entender como uma empresa especializada em carteira de habilitação náutica pode atuar de forma contínua com seus clientes.

Nesse caso específico, é possível entender se os objetivos dos clientes é para lazer ou emprego e como esses fatores podem fazer com que eles renovem essa habilitação na mesma empresa.

Escolher um sistema

Desde sempre, há uma série de sistemas de fidelização que podem ser orientados pelas empresas, o que, desta maneira, pode fazer com que elas consigam lidar com os objetivos mais específicos.

A fidelização, nesse caso, pode acontecer a partir de um sistema de pontos, de cashback ou, até mesmo, de brindes, como é bastante comum dentro de uma lógica varejista.

No entanto, se uma empresa de drenagem solo argiloso estiver buscando algo nesse sentido, é importante que ela entenda qual é a frequência da contratação feita por seus clientes para que, assim, o sistema seja escolhido de forma plausível.

Divulgar a programa

Não adianta nada ter um bom sistema de fidelidade sem que a empresa tenha um bom resultados de vendas e, por isso mesmo, é importante que haja uma sustentação de marketing que possa lidar com esses pontos.

Nesse caso, é fundamental que a empresa consiga avaliar o mercado e, diante disso, tenha uma visão a respeito de como divulgar, dentre outras coisas, o seu sistema de fidelidade.

Isso porque esse pode ser mais um dos tantos mecanismos de atração que aquela estratégia de marketing pode trazer.

Considerações finais

Vender pode ser um dos pontos mais importantes para o crescimento das empresas, mas garantir que isso se torne uma relação de fidelização pode ser um elemento que vai dar continuidade a esse processo.

Por esse motivo, é essencial que as empresas entendam como orientar uma boa perspectiva de programa de fidelização para os seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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