Inbound marketing saiba como aderir a essa estratégia na sua empresa

Inbound marketing: saiba como aderir a essa estratégia na sua empresa

O mundo da publicidade é muito abrangente, com táticas e estratégias que se adequam ao modelo de negócios e público-alvo de diferentes maneiras, visando otimizar as ações das marcas, Por conta disso, de modo a tornar estratégias mais atrativas, o inbound marketing é bastante explorado nos canais digitais. 

O inbound marketing é uma metodologia baseada em atrair os leads, ou seja, os clientes em potencial, acompanhando-os durante todo o processo, desde o primeiro contato com a empresa, ou a marca, até se tornarem consumidores fiéis. 

A metodologia de inbound marketing baseia-se em uma série de técnicas não-intrusivas, isto é, elas oferecem algo em troca para que a aproximação do lead aconteça de forma natural e orgânica. 

Assim, o inbound marketing apresenta características próprias que podem ser apresentadas em 4 pontos principais:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Encantamento.

Assim, ao implementar uma estratégia de inbound marketing efetiva, é possível atrair visitantes para um site de motoboy SP Zona Sul ou mesmo sobre processos de automação industrial, aumentando o tráfego das plataformas, como o e-commerce e marketplaces. 

Dessa forma, são apresentados incentivos para que os visitantes se tornem clientes, como entrar em um grupo para receber materiais personalizados, tornando os contatos potencialmente interessados em conversão. 

Com isso, é possível estabelecer um relacionamento de qualidade e a longo prazo. 

Por se tratar de uma metodologia associada à tecnologia, a automatização do processo de marketing pode ser implementada. Afinal, com a automação, as conversões ocorrem mais rapidamente e de forma segmentada. 

É importante enfatizar que as técnicas não-invasivas são fundamentais. Trata-se de convidar o cliente a vir até a marca, ao invés de interferir no cotidiano com publicidade tradicional.

Definições de inbound marketing 

O plano básico para qualquer estratégia de inbound é atrair visitantes, o que gera leads e depois vendas para clientes. 

O objetivo final é que a empresa, seja um escritório contábil São Paulo ou uma loja de jóias finas, continue a encantar os clientes para que eles sejam fidelizados e promovam a empresa.

Com isso, consegue-se alcançar mais clientes em potencial e de forma mais efetiva, tendo em vista o valor agregado pela indicação.

Além do processo de indicação direta, é possível otimizar as ações utilizando ferramentas digitais, como as redes sociais, em que o compartilhamento de materiais de valor também enriquecem a imagem da marca e ocorrem de forma mais dinâmica.

Em uma estratégia de inbound marketing, é muito importante entender a persona do comprador, ou buyer persona

A construção se dá a partir de características ideais de uma pessoa que está relacionada com a empresa, os produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor.

Uma empresa que entende de onde um cliente em potencial está vindo, incluindo a cultura do setor e quais perguntas realmente precisam ser respondidas, tem a chance de construir um relacionamento e materiais que possam transformá-los em consumidores natos.

As estratégias, afinal, se voltam ao lado humano, e tudo depende do contexto. 

Como cada empresa é diferente, elas terão objetivos, mensagens e métodos apropriados para quem o produto ou serviço se destina. 

Por exemplo, adaptar uma mensagem de marketing sobre assessoria trabalhista, adotando uma linguagem mais técnica pode ser necessário para atingir uma base de clientes mais específica e, em seguida, atrair esses clientes para um funil de vendas – o objetivo do inbound marketing.

No entanto, caso o negócio se direcione ao segmento de cuidados e adestramento de animais de estimação, apesar de apresentar dicas, a linguagem pode ser mais dinâmica e coloquial.

No sentido mais simples, o inbound marketing é o desenvolvimento do carisma digital para a empresa, adequando-se a identidade que se deseja transmitir e o perfil de público que visa atrair, em qualquer segmento em que esteja inserido. 

O 4 estágios do inbound marketing

Conforme mencionado anteriormente, os 4 estágios da metodologia de inbound marketing são: atrair, converter, vender e encantar. 

Seguir essas etapas possibilitará um melhor contato – e mais direcionado – com os consumidores, sendo realizado conforme o estágio do funil e tornando as tratativas mais qualificadas.

Isso trará um potencial real de torná-los embaixadores ou, em uma perspectiva realista, em promotores de uma marca.

Em cada estágio existem métodos específicos pelos quais essa conversão é alcançada. 

Assim, é importante que as ações de marketing sejam pontuais e direcionadas, e é isso que metodologia visa ajudar as empresas e profissionais da área de publicidade a realizarem. 

  1. Atração

Atrair as buyer personas requer uma estratégia de inbound marketing focada, tendo como ponto de partida a criação de conteúdo de qualidade, como sobre treinamento NR 32 para funcionários do setor industrial.

Assim, esse conteúdo precisa atrair e educar as personas, e também levá-las, de forma convincente, a fazer a transição para a próxima etapa do processo, a conversão.

  1. Conversão

Após atrair as personas de comprador para junto da marca, o próximo passo é convertê-las em MQL (Marketing Qualify Leads), ou seja, leads qualificados de marketing.

Isso requer a nutrição de leads e, para iniciar o processo, é preciso obter informações de contato dos visitantes do site institucional, corporativo ou empresarial. 

As informações de contato são moeda para o profissional que trabalha com o inbound marketing. 

Para isso é preciso oferecer algo de valor à persona, para que estejam dispostos a conceder os detalhes de contato, sendo uma ação de benefício mútuo.

Isso pode ser apresentado em diferentes formatos, como:

  • E-mail marketing;
  • Podcasts;
  • Postagens em blogs;
  • Redes sociais;
  • Vídeos;
  • Webinars.

Para alcançar esse resultado, há ferramentas que precisam ser colocadas em prática, como landing pages e CTAs (Call To Action), o que torna a troca de informações eficaz.

  1. Venda

O terceiro passo na metodologia de inbound marketing é vender aos leads e torná-los clientes satisfeitos da empresa de consultoria contábil, por exemplo.

Como esse objetivo é focado no consumidor, o processo, de modo geral, é um esforço conjunto dos setores de vendas e marketing para tornar todos os contatos com esses usuários mais qualificados e efetivos.

Assim, os leads devem se tornar preparados para vendas e prontos para comprar, até chegar ao final dessa etapa. 

  1. Retenção ou encantamento

Com o inbound marketing a empresa não abandona os clientes logo após a finalização da compra. 

Afinal, o objetivo final é estabelecer a fidelidade junto à marca, seja de planejamento sucessório familiar ou uma consultoria de engenharia.

Para isso, é preciso continuar mostrando aos clientes que eles são valorizados e que os serviços da empresa são únicos. 

Isso acontece ao continuar o envolvimento com os clientes online. Assim, é possível implementar CTA altamente direcionada, interação nas redes sociais e automação de e-mail marketing como estratégias que possibilitam essa retenção. 

Ao encantar os clientes, a empresa cria novas oportunidades de vendas, e não apenas junto à base de contatos existente, mas também com pessoas com quem eles se relacionam e compartilham as experiências positivas. 

Deste modo, uma abordagem de inbound marketing online permite que a empresa, em um cenário competitivo, tenha uma vantagem duradoura e de sucesso. 

Benefícios ao aderir ao inbound marketing

Além de melhorar o relacionamento com os clientes, o inbound marketing gera boa vontade, fazendo com que os consumidores fiquem encantados ao saber que as empresas dedicam tempo para educá-los sobre a marca. 

Nesse sentido, a criação de leads voltados para contabilidade fiscal e tributária se apresenta de forma mais abrangente, e com melhor qualidade e direcionamento, ajudando nas vendas da marca. 

Consequentemente, é possível tornar todo o processo – e a marca – mais rentável, principalmente considerando os impactos a longo prazo e métricas como o ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre investimento. 

O objetivo de longo prazo do inbound marketing é se conectar com os clientes. Por isso é preciso produzir conteúdo que seja relacionado ao público-alvo, para que passe a confiar na marca e mantenha a confiança ao longo do tempo. 

Uma vez que esse interesse está instaurado com a empresa, os profissionais de marketing não devem abandonar os clientes, mas trabalhar para manter e melhorar essa aproximação.

Uma vez que foi fornecido um conteúdo que a empresa gostaria que o público-alvo encontrasse e que esse usuário precisa, a confiança está estabelecida, instituindo autoridade às atividades profissionais.

Conclusão

A partir do momento em que uma empresa implementa as estratégias de inbound marketing, elas devem se mostrar interessantes e informativas. 

Afinal, os planos de inbound marketing são orientados por conteúdo de valor, e isso deve se concentrar em informações novas e relevantes ao público-alvo. 

Quanto mais informações forem compartilhadas livremente, mais clientes em potencial confiarão em uma empresa de instalação de energia solar, por exemplo.

Consequentemente, se lembrarão da marca quando estiverem procurando soluções para diversos problemas de consumo que se apresentarem posteriormente. 

A construção da persona ideal permite a compreensão dos compradores, o que leva a entender de onde parte os anseios e desejos, encarando os problemas que cada nicho do público-alvo enfrenta.

Quando isso acontece, a empresa passa a conhecer os tipos de desafios que são enfrentados, e as perguntas que eles possam vir a questionar, direcionando os conteúdos de forma mais efetiva. 

Assim, é preciso e possível fornecer um conteúdo útil, responder a perguntas e construir relacionamentos. 

Outra dica final importante está relacionada ao uso de palavras-chave para SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, para aumentar o ranqueamento das páginas em plataformas de pesquisa como Google e Bing. 

Por fim, é preciso prestar atenção à jornada do comprador e aos funis de vendas. 

É necessário certificar que as estratégias de inbound marketing estão devidamente postas, para que a entrega seja direcionada para o cliente em potencial conforme o interesse e nível de relacionamento estabelecido, de modo a não afastar um novo lead.

Deste modo, o inbound marketing é um investimento de longo prazo que multiplica os ativos da empresa, desde que siga todos os passos de maneira segura e estratégica. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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